Campanha +Livros, no Catarse, busca fundos para ajudar autores, editoras e livrarias prejudicados pela pandemia

Por Samir Naliato
Data: 17 julho, 2020

O mercado editorial foi atingido em cheio com a pandemia do novo coronavírus, fazendo editores repensarem suas lançamentos, livrarias fecharem as portas e autores independentes não poderem participar de eventos.

Para ajudar a minimizar o quadro, foi criada uma campanha no Catarse, chamada +Livros – Fundo de incentivo para autores, editoras e livrarias independentes.

Trata-se de uma ação inédita na história do mercado editorial brasileiro, que vai destinar recursos para autores, editoras e livrarias independentes de todo o país. A iniciativa é uma resposta do Catarse à pandemia, que agravou a crise que já vinha atingindo o meio.

Para ver detalhes como planos disponíveis, recompensas e apoiar, clique aqui.

+Livros - Fundo fundo de incentivo para autores, editoras e livrarias independentes

De acordo com a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial, feita este ano pela Nielsen Book para a CBL, o mercado editorial encolheu 20% entre 2006 e 2019.

O projeto reúne esforços de dezenas de agentes da cadeia do livro, e foi construído ouvindo mais de 600 depoimentos de quem faz e apoia campanhas do setor. Amazon, TAG Livros, Storytel, Aberst, Konduto, Felsberg Advogados e as editoras Companhia das Letras, Cobogó, Jambô, Editora Wish, Antofágica e o Canal vá ler um livro estão entre os parceiros.

Para se inscrever no +Livros, os interessados devem preencher um formulário na página da campanha, até o próximo dia 31 de julho. Podem participar autores, editoras e livrarias de todo o país que trabalhem com literatura e/ou quadrinhos, nos diversos gêneros de ficção e não-ficção. A diversidade geográfica, de linguagens, gênero e temáticas serão levadas em conta na seleção.

Quanto mais recursos a campanha arrecadar, mais profissionais e pequenas empresas serão beneficiadas.

As contribuições – de pessoas físicas e jurídicas – receberão contrapartidas por conta do apoio no projeto, como a inserção da marca na página de campanha e em peças de divulgação para empresas parceiras. Já para os apoiadores individuais, há uma seleção de recompensas exclusivas que vão de cupons de descontos para livros impressos, ebooks, audiobooks a mentorias profissionais.

Profissionais de referência do mercado editorial, entre os quais Felipe Castilho, Alessandra Ruiz, Bruno Mendes e Ketty Valencio, fazem parte do corpo técnico responsável pela seleção dos beneficiários. A lista preliminar dos contemplados deve ser divulgada até o dia 30 de agosto e, a lista final, até o fim de setembro, após a análise das documentações.

+Livros - Fundo fundo de incentivo para autores, editoras e livrarias independentes

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Mestre Kame

    eita, quem??