Cangaço e fantasia na edição Lâmina azulada, de Luís Carlos Sousa e Rafael Dantas

Por Samir Naliato
Data: 15 maio, 2020

Euclides é um velho cangaceiro que, após sepultar seu último colega, o cão Curió, recebe a visita do barqueiro dos mortos, Severino. A entidade lhe oferece realizar seus desejos se Euclides ajudá-lo a tomar o reino dos mortos, mas, cansado de pelejas, o ancião nega o convite.

Tomado pelo ódio, Severino fecha seu barco ao cangaceiro: “Não morra nunca“. Consumido pela doença e pelo tempo, Euclides inicia uma jornada em busca da mítica Lâmina Azulada, artefato que poderá lhe ajudar a reclamar seu direito de morrer.

Esta é a história de Lâmina Azulada (92 páginas, R$ 20,00), que mistura fantasia e cangaço enquanto conta a história de um velho que precisa fazer as pazes com seu passado.

O trabalho foi ganhador do XI Edital das Artes da Secretaria de Cultura do Ceará, promovido em 2016, e tem roteiro de Luís Carlos Sousa (Capitão Rapadura 40 Anos, Projeto HQ Ceará), desenhos de Rafael Dantas (Mandacaru Vermelho, Cavaleiro Avante) e letramento de Deyvison Manes (321 Fast Comics, Cebolinha – Recuperação).

Este é um projeto apoiado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura, Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

Por conta da situação criada pelo Covid-19, a qual levou a interrupção dos serviços dos gráficos, o quadrinho teve sua impressão temporariamente cancelada. Assim sendo, o título está atualmente sendo vendido no formato PDF, compatível com leitores digitais, como tablets e kindles. Acesse clicando aqui.

Lâmina Azulada

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Parece bem interessante: Me lembrou o personagem CHAKAN, que recebeu um jogo exclusivo para o console Sega Mega Drive. Onde controlamos o espadachim Cjakan que, de tão habilidoso, derrotou a Morte em um duelo. Mas, ao vencer a Morte, se tornou imortal… só que não possuindo saúde ou juventude neste processo. Tornando-se um morto-vivo. Desejando se livrar dessa bençãomaldição, Chakan aceita a proposta da Morte de assumir o seu papel de emissário maior. Somente quando matar todos os seres sobrenaturais que escapam ou ludibriam a Morte é que ganhará o direito de encerrar sua própria existência.

    Ou seja, essa equipe criou um ”Chakan Cangaceiro”, o que me atraiu muito. ;)

  • ARQUEIRO VESGO

    E HQ de cangaceiro vende?!? Fiquei na dúvida agora.

    • Alex Souto

      Tendo uma história boa, por que não venderia?