Casterman lança Ticonderoga, de Héctor Oesterheld e Hugo Pratt

Por Sérgio Codespoti
Data: 27 março, 2018

A editora francesa Casterman lançou, em 21 de março, Ticonderoga, de Héctor Oesterheld e Hugo Pratt. Um trabalho que não era republicado na França há 35 anos.

Dois gênios dos quadrinhos se reúnem nesta obra. Héctor Oesterheld é um escritor argentino – que desapareceu durante o governo militar do general Jorge Rafael Videla –, autor de obras como O Eternauta, Sgt. Kirk e Ernie Pike. Hugo Pratt é o criador de Corto Maltese, e desenhista de Sgt. Kirk e Ernie Pike.

A edição é uma caixa tipo slipcase de tamanho 24,4 x 29,7 cm , com dois álbuns totalizando 272 páginas: um em formato francês (vertical), com dimensões de 22,8 x 28,6 cm e 88 páginas em preto e branco; e o outro em formato italiano (na horizontal), de tamanho 28,6 x 22,8 cm.

Embora esta edição se baseie no volume lançado pela italiana Rizzoli Lizard, em novembro de 2017, as capas são diferentes e, curiosamente, o mesmo ocorre com o número de páginas. A versão italiana tem 304 páginas (192 em cores e 112 em preto e branco), 32 páginas a mais do que a edição francesa.

Essa é uma aventura da guerra Franco-Indígena, que ocorreu entre 1754 e 1763, na América do Norte, nos moldes de O Último dos Moicanos. O personagem principal é Joe Flint – apelidado de Ticonderoga –, um súdito do governo britânico envolvido no combate pela posse da colônia da América.

O material foi publicado originalmente em revistas argentinas entre 1957 e 1962.

Essa edição custa 49,00 euros.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Marquito Maia

    Taí um material que poderia ser publicado pela Editora Pipoca & Nanquim!

  • Vanderlei Alves dos Santos

    Enquanto isso no Brasil…

  • ARQUEIRO VESGO

    Alguém avisa a Devir ou a Mythos sobre esse material.