Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Chuck Austen alça vôo como novo escritor de Action Comics

12 setembro 2003

Chuck AustenChuck Austen vive uma fase privilegiada na sua curta carreira. Escreve uma das séries mais populares do mercado americana, Uncanny X-Men, e está se preparando para assumir a revista mensal dos Vingadores. Além disso, ele foi escolhido pela DC Comics para se tornar o novo escritor de Action Comics, numa reformulação que a editora prepara para o Super-Homem.

O autor trabalhará justamente na revista em que o Homem de Aço fez a sua primeira aparição, em 1938. Uma responsabilidade que resolveu assumir com a ajuda do desenhista brasileiro Ivan Reis.

"Ele é o original. O ícone. O primeiro super-herói. Em muitos aspectos, é o único super-herói. Coloquei uma piada num dos roteiros que escrevi, na qual Lois está conversando com uma amiga sobre como um filme se parece com a 'história' do Super-Homem. E elas estão falando sobre o Homem-Aranha. Todos esses personagens devem a sua existência ao Super. Sem ele, não haveria indústria, para o bem ou para o mal", disse.

Arte de Ivan Reis"Tenho apenas um autógrafo que emoldurei. Apenas um, e é do Jerry Siegel num sketch do personagem. Tenho muito orgulho disso", revela.

Austen chegou a escrever duas histórias do Homem de Aço no ano passado, mas, dessa vez, ficará no título regularmente. O convite foi do editor Eddie Berganza. "Ele me pediu muitas vezes. Eu dizia não, e ele insistia. O problema não era financeiro, mas sim que eu não poderia fazer mudanças fundamentais no personagem para fazê-lo mais interessante para mim", explicou.

Mas isso mudou quando a DC resolveu investir pesado no herói, contratando ainda Eddie Berganza, Jim Lee e Greg Rucka. "As vendas são menos importantes para a editora do que manter o seu status quo, e isso pode prejudicar as histórias. Não se pode fazer nada para surpreender as pessoas, porque muita gente gasta seu dinheiro com a franquia fora dos quadrinhos", analisa. "Mas eles ficaram entusiasmados com nossas idéias, e nos deixarão cuidar das aventuras."

O escritor nunca foi fã do Super-Homem, e para se preparar para o novo trabalho leu várias revistas. "Li toneladas de histórias, e a única coisa que realmente me prendeu foram as aventuras originais de Siegel e Shuster. Brilhantes no seu charme e simplicidade. Adorei", continua. "Ele tinha senso de humor, era divertido, charmoso e violava os direitos civis a torto e a direito. Não era um escoteiro. Ele segurava o bandido e o assustava até conseguir a informação que queria. Era ótimo, incrivelmente divertido."

E é esse o Super-Homem que ele pretende mostrar em Action Comics. Além disso, Clark Kent também passará por mudanças, deixando de ser o repórter premiado e reconhecido retratado atualmente.

"Não vejo Clark como um alienígena. Ele é um garoto do interior com incríveis poderes. Todo esse lance extraterrestre é uma desculpa para lhe dar poderes", decretou.

O primeiro arco de histórias do autor dará o tom da série, mas ele não quis revelar muito, já que ainda faltam sete meses para sua primeira revista chegar às comic shops americanas. "Já falei demais. Deixe-me apenas afirmar que o Super-Homem sangrará, falhará, perderá o emprego e se deparará com dois grandes desafios: um físico e outro emocional."

"Ele enfrentará tudo isso com charme, senso de humor e presença marcante. As pessoas irão gostar desse cara, irão admirá-lo. Ele não será o escoteiro de quem outros heróis do Universo DC tiram sarro. E tudo isso na primeira edição", avisou.

E Austen prepara ainda muita tensão ao reintroduzir Lana Lang nas histórias. "Ela está de volta, e não é mais casada. Ela se apaixonou por Clark pelo que ele realmente é, antes de descobrir sobre seus poderes", encerrou.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA