Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

The Coldest City poderá ser adaptado para o cinema

11 maio 2015

The Coldest CityA HQ The Coldest City, escrita por Antony Johnston e ilustrada pelo brasileiro Sam Hart, poderá ser adaptada para o cinema.

Segundo o site Deadline, a Focus Features fechou um acordo pelo direitos de exibição da película na América do Norte. A Focus Features é uma divisão da NBCUniversal, que trabalha com filmes diferenciados, atuando tanto como produtora como distribuidora de seus produtos.

As filmagens começarão em outubro próximo, na Alemanha, com um orçamento de 30 milhões de dólares. Ainda segundo a Deadline, Charlize Theron será uma das protagonistas. A direção será de David Leitch e Chad Stahelski (de John Wick), com base num enredo de Kurt Johnstad.

Theron interpretará uma espiã que entra em ação após a morte de um agente do MI-6, pouco antes da queda do muro de Berlim, num mundo sombrio, repleto de segredos e traições.

Várias produtoras estão trabalhando no projeto que ainda está nos seus estágios inicias, dentre elas Denver and Delilah Productions, Closed on Mondays Entertainment, Sierra/Affinity, 87Eleve e Primary Wave Entertainment.

The Coldest City foi lançado pela Oni Press em maio de 2012, em formato livro (16cm x 23,5cm), numa edição em capa dura.

Numa conversa com o Universo HQ, Sam Hart disse que soube da notícia na internet e não possui nenhuma informação sobre a adaptação da obra. Sua participação na produção da HQ está descrita no contrato como work-for-hire, o que limita seus direitos. Ele também explicou que, assim como ocorreu com Michael Avon Oeming em relação ao filme Monge à prova de balas (Bulletproof Monk), ele não possui influência sobre o destino da HQ em outras mídias e que quaisquer royalties eventuais nesse caso são limitados.

Independentemente disso, Hart está satisfeito com a divulgação que o seu trabalho vai ganhar com tudo isso.

Anthony Johnston é o autor da HQ e criador da personagem principal, com direitos diferentes em relação ao produto. Ele criou a obra antes de procurar um artista para ilustrar o roteiro.

Em termos práticos, existe uma diferença grande em relação ao direito autoral nos Estados Unidos no que se refere aos criadores da obra definidos como os autores ou como escritores ou artistas contratados especificamente para uma tarefa (ou seja, work-for-hire). Essa distinção é conhecida dos leitores e afetou o trabalho de diversos autores, como Jack Kirby, Joe Simon, Gerry Conway, Steve Gerber etc.

Atualização: Num novo contato com Antony Johnston e Sam Hart, os dois explicaram que, apesar do artigo do site Deadline, a realização do filme ainda não foi confirmada.

Além disso, Johnston esclareceu que, caso a película seja realizada, os royalties relativos aos autores sobre a adaptação da obra serão divididos igualmente entre ambos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA