Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Coleção de livros traz contos e histórias de ilustradores consagrados e emergentes

30 setembro 2014

A coleção de livros Com a palavra, os ilustradores, da editora Mandacaru Design, traz “causos”, memórias e experiências relatadas sob o ponto de vista dos artistas de quem, geralmente, só se conhece os traços.

Ao modo de uma boa conversa de bar, nomes consagrados, como Roberto Negreiros e Orlando Pedroso, se juntam à revelação Ale Kalko para relembrar momentos de suas infâncias, do trabalho e de viagens. Desta vez, no entanto, o olhar de cada um deles se revela não só em imagens, mas também em palavras.

Roberto Negreiros, a inspiração para o nascimento da coleção de livros, é um dos mais prolíficos ilustradores brasileiros. Há 40 anos seu trabalho pode ser visto semanalmente em diversas publicações. Mas poucos sabem que seu traço, que acompanhou mudanças políticas e sociais importantes no País, começou a se desenvolver muito cedo — seu primeiro trabalho comissionado foi aos seis anos, no jardim de infância que frequentou, a pedido da própria diretora. Essas e outras histórias da infância de Negreiros são descritas nos contos de Com a palavra, o ilustrador Roberto Negreiros.

Assim como ele, Orlando Pedroso deixou sua marca nas principais publicações jornalísticas do Brasil e também na literatura infanto-juvenil. Em Com a palavra, o ilustrador Orlando Pedroso, ele relembra os “tropeços” do início da carreira, compartilha histórias da vida em família e conta experiências da infância, como o dia em que o homem chegou à Lua... e a televisão de sua casa pifou.

Ale Kalko tem menos tempo de carreira do que Orlando e Negreiros, mas já é um nome de destaque em algumas das principais revistas brasileiras. Com seis publicações independentes lançadas em feiras pelo Brasil, ela traz à coleção o frescor de uma nova geração de ilustradores, cujo trabalho independente caminha sempre lado a lado com o traço “emprestado” às publicações consagradas. Em Com a palavra, a ilustradora Ale Kalko, ela brinca com as imagens e com a linguagem para contar histórias dos avós imigrantes, de paqueras de bar e de viagens de metrô.

Os três volumes têm 64 páginas cada e preço promocional de lançamento de R$ 45,00. O evento de lançamento será nesta terça-feira, 30 de novembro, às 19h, no MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo (Avenida Europa, 158, São Paulo/SP).

O projeto é realizado com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. A distribuição é da Zarabatana Books.

com_a_palavra_roberto_negreiros

com_a_palavra_orlando_pedroso

com_a_palavra_ale_kalko

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA