Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Começou o 11º Salão de Desenho para Imprensa de Porto Alegre

19 junho 2003

Cartum: Jurij KosobukinComeçou no dia 17 de junho, o 11º Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, o mais importante do Rio Grande do Sul.

O júri de premiação (formado pela vereadora Margarete Moraes, o psicanalista Mario Corso, o cartunista Sampaio, o publicitário Emílio Chagas e o ilustrador Orlando) escolheu os cinco artistas premiados e outros cinco indicados com menção honrosa. Os vencedores recebem, cada um, um prêmio de R$ 2 mil e todos os dez recebem destaque no catálogo do Salão. Confira os ganhadores.

Caricatura - Premiado: Gilmar de Oliveira Fraga, de Porto Alegre/RS, com a obra Frida Kahlo. Menção honrosa: Luis Gustavo Guimarães, de Monte Alto/SP, com Groucho Marx.

Charge: Fábio NienowCartum - Premiado: Jurij Kosobukin, de Kiev/Ucrânia, com uma obra sem título. Menção honrosa: Raimundo "Rucke" dos Santos, de Itu/SP, com Brinde.

Charge - Premiado: Fábio Nienow, de Caxias do Sul/RS, com a obra A Fome e a Vontade de Comer. Menção honrosa: Luciano Kaiser Vargas, de Canoas/RS, com Homem Bomba.

HQ - Premiado: Samuel Casal, de Florianópolis/ SC, com a obra Coleção de Conchinhas. Menção Honrosa: João Monteiro Vieira de Melo (Lin), Recife/PE, com Café sem Açúcar.

HQ: Samuel CasalIlustração - Premiado: Daniel Bueno, de São Paulo/SP, com a obra Capa Info Corporate. Menção Honrosa: Fernando de Castro, de Brasília/ DF, com Bombardeio.

O homenageado desta edição do evento é Sampaio, um cartunista muito famoso no Brasil todo quando ilustrava para a Revista do Globo. Em 1948, ele criou uma espécie de precursor do Onde Está Wally? na publicação, incluindo em cada cartum um homem urinando e um retrato de sua filha. A mostra inclui uma exposição com os trabalhos dele.

Promovido pela prefeitura local, o Salão de Imprensa fica em cartaz até o dia 27 de julho, de terça a domingo, das 10 às 22h, na Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551 - tel.: 0XX-51-3212-5979).

Ilustração: Daniel Bueno Caricatura: Gilmar Fraga

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA