Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Comic Con Experience promoverá workshops de quadrinhos

18 novembro 2014

A organização da Comic Con Experience divulgou mais uma novidade para o evento, que acontecerá de 4 a 7 de dezembro, no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo/SP.

O Master Classes será uma série de workhops ministrados por diversos profissionais da área de quadrinhos, que compartilharão suas experiências e conhecimentos. A coordenação é de Joe Prado, artista brasileiro exclusivo da DC Comics e sócio da Chiaroscuro Studios, uma das maiores empresas de agenciamento de quadrinistas do mundo.

A iniciativa conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e da SP Cine.

“Esse tipo de iniciativa para promover a formação de profissionais brasileiros vai ao encontro dos objetivos da CCXP de contribuir para a profissionalização e para o crescimento do mercado brasileiro de cultura pop e entretenimento”, destaca Ivan Costa, da CCXP.

Os workshops terão duração de até duas horas, com foco no processo criativo de histórias em quadrinhos.

Cada atividade terá público de até 400 pessoas, em um auditório próprio dentro do evento. Serão 100 vagas para profissionais pré-selecionados pela organização das Master Classes, com base em potencial comprovado na área, e 300 vagas para o público em geral, como forma de fomentar o desenvolvimento de novos talentos. Não haverá inscrição prévia.

Os interessados deverão se dirigir ao Auditório 3 no horário dos workshops. A ocupação será por ordem de chegada, respeitando a capacidade máxima do auditório. É necessário ter o ingresso para a CCXP para acessar o evento e o auditório.

Veja abaixo os workshops programados:

MasterClassCCXP

  • A ideia, com Scott Snyder (sexta-feira, 05/12, 13h) – Norte-americano, atualmente responsável pelo título principal do Batman e um dos principais escritores de quadrinhos da atualidade. Criador da série American Vampire - vencedora do Eisner Award de melhor série - ao lado do desenhista brasileiro Rafael Albuquerque. Ganhou novamente o Eisner em 2014, pela minissérie The Wake, ao lado de Sean Murphy. Seu novo trabalho, Wytches, teve direitos adquiridos para o cinema.
  • Roteiro, com Timothy Zahn (quinta-feira, 04/12, 12h30min) – Escritor de livros do universo expandido de Star Wars que chegaram ao topo dos mais vendidos do jornal The New York Times. É apontado como o responsável pela renovação e longevidade da franquia Star Wars.
  • Design de personagens, com Neville Page (sexta-feira, 05/12, 12h) – Um dos maiores profissionais do mundo na área de design de personagens, tendo no currículo os filmes Avatar, Homens de Preto, Prometeus, X-Men 2 e 3, Superman, Cloverfield, Star Trek e Watchmen, dentre vários outros. O tema também será tratado em uma palestra com Cameron Davis.
  • Capa, com Dave Johnson (quinta-feira, 04/12, 14h30min) – Quadrinista e designer, especializado em capas de livros e quadrinhos, ganhador do Eisner Award nessa categoria. Johnson irá à CCXP como convidado especial do projeto Master Classes.
  • Desenho, com Sean Murphy (sábado, 06/12, 10h30min) – Ele está entre os principais expoentes dos quadrinhos nos últimos anos. Autor de Punk Rock Jesus e artista de The Wake, série pela qual ganhou dois prêmios Eisner em 2014.
  • Arte-final, com Klaus Janson (sábado, 06/12, 12h30) – Arte-finalizou Frank Miller na série Demolidor e no clássico Batman – O Cavaleiro das Trevas, dentre diversos outros trabalhos de destaque desde a década de 1980.
  • Cores, com Cris Peter e Rod Reis (domingo, 07/12, 10h30min) – Cris é uma colorista gaúcha indicada ao prêmio Eisner e autora do livro O Uso das Cores; e Rod Reis é colorista e pintor, atualmente responsável pela arte do título C.O.W.L.,  da Image Comics.
  • O papel do editor, com Sidney Gusman (domingo, 07/12, 12h30min) – Editor e responsável por novos projetos de quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções e articulador da grande renovação dos personagens da empresa nos últimos anos. É também editor-chefe do site Universo HQ.
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA