Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Confira a nova fase de Malu, personagem de José Aguiar

22 maio 2018

O quadrinhista José Aguiar traz de volta sua principal personagem, Malu, que protagonizará uma nova fase em sua primeira webcomic: Malu Cotidiano Alterado, com a primeira história dividida em seis capítulos.

Malu é uma adolescente que se sente fora de contexto, buscando encontrar a si mesma numa Curitiba em quadrinhos. Ela estuda e trabalha para ajudar em casa. É filha de pais separados, tem um irmão chato, poucos amigos e um senso crítico que parece mais atrapalhar do que ajudar seus dilemas de quem ainda não achou seu lugar no mundo. Não bastassem os problemas com família, amigos, amor e dinheiro, agora sua vida está prestes a mudar - literalmente. Dentro e fora das páginas de quadrinhos.

Publicada desde o ano 2000, as histórias de Malu se passam em Curitiba, mas elas não se limitaram aos periódicos locais. Foi vencedora do Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP, em 2005, e protagonizou um caderno especial no jornal O Globo, em 2008. Foi levada aos palcos em 2009 e 2012 e teve uma exposição em Portugal em 2014, no Festival de Beja.

Até o momento, teve três livros publicados, sendo o mais recente Folheteen – Direto ao Ponto, indicado ao HQMIX de melhor roteiro. Sua série, antes intitulada Folheteen, teve tiras semanais veiculadas nos jornais Gazeta do Povo e Jornal do Estado e também uma página mensal na revista cultural Curitiba Apresenta, da Fundação Cultural de Curitiba, até 2017. Apesar do fim desses periódicos impressos, Malu não ficou muito tempo ausente e retorna agora em seu site próprio.

“Deixar o nome Folheteen de lado e assumir o protagonismo da Malu como verdadeiro nome da série é apenas um dos elementos que assinalam a nova fase da minha personagem. Repaginar a estética dela é como demonstro que me sinto mais maduro graficamente depois de praticamente 18 anos evoluindo seu universo. Já o migrar da mídia impressa para a virtual é também uma forma de expandir o alcance da personagem. Pois apesar de ter como ambiente a cidade onde vivo, seus temas são universais. Publicar uma história em capítulos é um desafio diferente da publicação de um livro impresso, pois os recursos da internet abrem, inclusive, margem à utilização de ferramentas narrativas que podem ampliar esteticamente a experiência dos leitores”, explica o autor.

“Uma futura edição impressa de Malu Cotidiano Alterado é algo natural e necessário. Mas são experiências de leitura distintas. Cada uma com seu poder próprio de imersão e difusão. Apesar de ter ficado sem espaço na imprensa local, Malu não tinha que acabar. Ela preferiu evoluir, crescer e se compartilhar. E essa webcomic é justamente para isso, pois a personagem está mais viva e ativa do que nunca. Inclusive com seus perfis no Facebook e Instagram. Sem falar no mais importante: boas e novas histórias para todos os leitores”, completa.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA