Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Conheça o trabalho do artista Wanderfel

10 maio 2003

Fonte: Press Release

Taturana TulipaWanderley Felipe nasceu em 1957, no Brás, bairro dos mais tradicionais em concentração de imigrantes italianos da capital de São Paulo. Como bom descendente de italiano, possui uma veia nata para as artes gráficas.

Desde cedo, se destacou como desenhista de seguro traço infantil. Seus primeiros e tímidos trabalhos foram publicados nos gibis da editora Miname & Cunha, no início da década de 1970. Logo, passou a fazer parte do grande elenco de artistas iniciantes que produziam centenas de páginas mensais de aventuras, de horror, ficção, guerra, policial e o que mais viesse, sob a batuta do quadrinhista e professor Inácio Justo.

BarnabéCom a censura aos quadrinhos na época, Wanderley foi trabalhar como designer para estamparia nas empresas Advanced e Matarazzo. Com a falência da segunda, voltou aos quadrinhos infantis e foi seguindo de uma editora a outra, a partir da Noblet, Hamasaki, Sampa, Mythos e Metal Pesado. Participou da equipe que produziu o primeiro gibi do Gugu, o apresentador de TV.

Trabalhou para o estúdio de Ely Barbosa, desenhando, arte-finalizando e fazendo letras para as revistas Hanna-Barbera '78.

Anjo do CéuNos anos 80, produziu as tiras da Taturana Tulipa, que seriam depois compiladas em dois gibis pela Editora Ninja. Também lá criou o visual e desenhou algumas aventuras para o gibi do Pequeno Ninja.

Na década de 1990, fez parte da equipe de produção do gibi Oscarzinho. Há cinco anos atua na Editora Escala, onde adotou o pseudônimo de Wanderfel e, em parceria com o editor Franco de Rosa, criou os gibis Turma do Gnomo Wagnel, Os Bichinhos da Floresta, Anjo do Céu, Príncipe Duende, Opera Bar, Super Gêmeas, entre outros.

Agora, tem sua própria série: Os Filhotes de Dálmatas, também publicada pela Escala.

Em 2002, teve a oportunidade de criar, a pedido de Paulo Paiva, um personagem que identificasse o humorista Ary Toledo, que não fosse uma caricatura e sim, ficasse na linha das tiras e dos quadrinhos. Nasceram então, as revistas do Ari Toledo.

Wagnel

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA