Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Conheça os álbuns vencedores do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême

3 fevereiro 2014

Bill WattersonO 41º Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano.

Bill Watterson, o criador da série Calvin & Haroldo, foi o grande vencedor do festival, agraciado com o Grand Prix de la ville d’Angoulême. Tradicionalmente, a pessoa que recebe essa homenagem é o presidente do evento no ano seguinte. Mas é um fato conhecido que Watterson evita eventos e festivais, portanto a questão da presidência poderá ser um problema para o futuro.

Os outros dois indicados para o Grand Prix eram Katsuhiro Otomo e Alan Moore.  Apesar disso, Moore informou aos organizadores do festival que estava retirando o seu nome da seleção, pois não aceitava mais esse tipo de prêmio. Essa reação do escritor já era esperada.

O álbum Come Prima (Delcourt), de Alfred, foi agraciado com o Fauve d'or.

Mauvais Genre (Delcourt), de Chloé Cruchaudet, ganhou o prêmio de Melhor Álbum; La Propriété (Actes Sud), de Rutu Modan, ganhou o Prêmio do Público; Fuzz and Pluck tome 2 - Splitsville (Cornélius), de Ted Stearn, ganhou o Prêmio Especial do Júri; Mon ami Dahmer (Çà et Là), de Derf Backderf, e Le Livre du Léviathan (L’Apocalypse), de Peter Blegvad, ganharam o prêmio de Melhor Série; Les Carnets de Cerise # 2 (Soleil/Métamorphose), de Joris Chamblain e Aurélie Neyret, ganhou o Prix jeunesse; Ma Révérence (Delcourt), de Rodguen e Wilfrid Lupano; Cowboy Henk (FRMK), de Herr Seele e Kamagurka; e Un fanzine carré (Hécatombe) faturou o Prêmio de HQ Alternativa.

Muitas das premiações - além do Grand Prix - causaram polêmicas na comunidade franco-belga de quadrinhos. Dentre elas, o fato de que diversos álbuns vencedores são traduções de materiais estrangeiros, como Mon Ami Dhamer e Fuzz and Pluck, e o fanzine premiado como HQ alternativa é uma obra experimental que custa mais de 66 euros.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA