Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Conrad lança biografia de Osamu Tezuka em quadrinhos

14 agosto 2003

Uma Biografia Mangá - Osamu Tezuka - 1928-1945 O Nascimento do OsamushiA Conrad Editora está lançando em livrarias e gibiterias Uma Biografia Mangá - Osamu Tezuka - 1928-1945 O Nascimento do Osamushi, da Tezuka Productions e Toshio Ban (formato 16 x 22 cm, 208 páginas, R$ 34,00).

Trata-se da biografia em quadrinhos de Osamu Tezuka, criador de sucessos como Astro Boy e A Princesa e o Cavaleiro e, sem dúvida, o mais influente roteirista e desenhista de mangás da história do Japão. Este será o primeiro de uma série de quatro livros.

No Brasil, sua obra é tão importante que tem entre seus principais admiradores Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. Sua popularidade começou durante a década de 1950 e coincidiu com o crescimento da indústria japonesa de animação.

Nascido em 1928, Tezuka publicou suas primeiras tiras no jornal Mainichi, aos 17 anos. O primeiro grande sucesso do autor foi A Nova Ilha do Tesouro, lançado em 1947. Esse mangá vendeu 400 mil cópias, um número surpreendente para um país que enfrentava uma crise econômica pós-guerra.

Os primeiros mangás de Tezuka traziam suas impressões sobre os horrores da guerra que tinha acabado de terminar.

Osamu Tezuka foi responsável por muitas características do mangá moderno. Ele desenhava seus personagens com olhos enormes e detalhados, pois com isso conseguia expressar melhor seus sentimentos e expressões.

Para os japoneses, os olhos são o espelho da alma. Por isso esse destaque para o olhar. Inspirado em filmes alemães e franceses, o autor também inovou o mundo das HQs japonesas ao utilizar ângulos cinematográficos em suas histórias, garantindo a impressão de movimento.

Foi Tezuka quem publicou as primeiras narrativas longas, chegando, às vezes, a mais de mil páginas de história.

Em 1984, Tezuka veio ao Brasil participar de atividades organizadas pela Abrademi - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações. Nesse ano, além da exibição de desenhos e filmes de sua autoria, foi realizada, no MASP - Museu de Artes de São Paulo, uma exposição dos quadrinhos do autor.

No dia 9 de fevereiro de 1989, Osamu Tezuka morreu, aos 60 anos. Em sua homenagem foi erguido o Museu Osamu Tezuka, em Takarazuka, a mesma cidade em que o autor cresceu.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA