Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Conrad lança Estigmas, com a presença de Lorenzo Mattotti

24 setembro 2003

EstigmasA Conrad Editora lança, no dia 1º de outubro, o álbum de quadrinhos Estigmas (formato 16 x 22 cm, 192 páginas em preto e branco, R$ 34,00), com a presença do desenhista Lorenzo Mattotti, considerado um dos maiores ilustradores da atualidade, na livraria do Espaço Unibanco de Cinema (Rua Augusta, 1475 - Bela Vista - São Paulo/SP), a partir das 19h.

O autor está no Brasil, porque é um dos convidados do III Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, que acontecerá de 25 a 28 de setembro.

Estigmas, que é escrito em parceria com Claudio Piersanti, é uma fábula moderna, sacra e profana ao mesmo tempo. O universo do livro, expresso tanto em palavras como em imagens, não é simples: mistura sangue, santidade, marginália, autodestruição, sordidez, indiferença e posterior esclarecimento e redenção. Tudo narrado com uma crueza inusitada.

Stigmate, de MattottiMattotti e Piersanti contam a história de um homem igual a tantos outros - que não têm nome, nem objetivo -, mas que recebe uma graça inesperada e indesejada, os estigmas. Ele vira um "santo", numa cidade indiferente, apaixona-se, perde a amada. Passa por todo tipo de dificuldades, mas consegue sobreviver. Esse percurso, doloroso, cheio de angústia e desesperança, é permeado por alucinações e visões místicas.

As imagens de Mattotti, além de belas, não são estáticas. Em Estigmas, a história em quadrinhos é como uma pintura em movimento.

Os autores

Lorenzo Mattotti nasceu em Brescia, em 1954. Estudou arquitetura em Veneza, não pela profissão, mas porque teria mais tempo para desenhar. É um artista multimídia celebrado em todas as áreas em que atua: faz desenhos para a imprensa norte-americana e européia (New Yorker, Paris Match, Globe, Le Monde, Libération, Cosmopolitan, Die Zeit, Dolce Vita, Il Manifesto), para livros infantis (Pinocchio, Little Lit e Eugenio), histórias em quadrinhos, catálogos de exposições e design publicitário.

Lorenzo MattottiRealizou mais de quarenta exposições e reinterpretou modelos de grandes costureiros para a Vanity Fair. Mas foi nas HQs que chamou a atenção pela primeira vez. Como integrante do grupo vanguardista Valvoline, foi um dos principais nomes da renovação estética dos anos 80.

O uso de elementos das artes plásticas e o domínio de um amplo repertório revolucionaram o modo como se via os quadrinhos. Mesmo artistas aparentemente distantes de suas propostas, como o inglês Alan Moore, adoram Mattotti e consideram-no um dos melhores. Já recebeu todos os principais prêmios do mundo, inclusive um Eisner, em 2003.

Claudio Piersanti nasceu em Abruzzes, em 1954, e estreou como romancista em 1981. De seus livros mais famosos destacam-se os contos de L'Amore Degli Adulti e o romance Luisa e il Silenzio, que recebeu o prêmio Viareggio, em 1997. Esta é sua primeira experiência com quadrinhos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA