Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Conrad lança Os Brasileiros, de André Toral

23 abril 2009

Os BrasileirosNos
primeiros séculos depois de sua descoberta oficial pelos portugueses,
o Brasil era considerado na Europa como uma terra de grandes oportunidades,
um imenso território sem dono onde um homem poderia prosperar e se fazer
respeitar independentemente de seu passado.
Isso, é claro, atraiu para cá, além dos colonos portugueses, toda espécie de desvalidos e aventureiros do Velho Continente.

Nesse contexto, os índios eram vistos como um mero obstáculo, quando não como mão-de-obra gratuita e abundante à disposição dos europeus.

Em Os Brasileiros (formato 21 x 27 cm, 88 páginas, R$ 38,00), André Toral (Adeus, Chamigo Brasileiro) narra esse choque de civilizações em sete histórias nas quais os índios ocupam o lugar de destaque - e não são apenas pobres vítimas da História ou criaturas indefesas diante do homem branco.

Aqui, nenhuma empreitada - da extração do pau-brasil no século XVI até a implantação de um latifúndio no século XX - pode seguir adiante sem levar em conta os grupos indígenas, suas demandas e seus costumes.

Partindo da violência sem limites dos bandeirantes, e passando pela fúria predatória de fazendeiros inescrupulosos até chegar às armadilhas contemporâneas da ganância e do alcoolismo, surgem relatos impressionantes da luta de povos que resistiram e até hoje marcam presença como representantes das sociedades mais antigas que fazem parte da população e da cultura brasileiras.

O álbum está em pré-venda e é uma publicação da Conrad Editora.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA