Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Corto Maltese em álbum inédito

6 agosto 2015

Corto Maltese - Sous le soleil de minuitA editora Casterman lançará, no início de outubro deste ano, o álbum Corto Maltese - Sous le soleil de minuit (Corto Maltese - Sob o Sol da Meia-Noite).

Essa aventura inédita, a 30ª do marinheiro, não terá texto ou arte de Hugo Pratt (1927 - 1995), o criador do herói. O roteiro será de Juan Díaz Canales - autor de Blacksad - e a arte de Rubén Pellejero, ilustrador da série Dieter Lumpen e do premiado álbum  El silencio de Malka.

O aventureiro Dieter Lumpen - que teve apenas uma aventura publicada no Brasil, Dieter Lumpen - Inimigos Comuns (Editora Abril) - é um descendente de Corto Maltese, uma influência óbvia na carreira de Pellejero, que está atualmente com 62 anos.

Pratt declarou - numa entrevista realizada por Dominique Petitfaux, em 1990 - que não ficaria chocado se o personagem voltasse a ser publicado por outros. O sentimento de que Pratt queria ver novas histórias de Corto após sua morte foi confirmado pela colorista Patrizia Zanotti, sua herdeira universal. Ela atua como administradora e consultora em relação aos assuntos ligados à obra do artista italiano.

O novo livro será publicado simultaneamente em francês e holandês (Casterman), italiano (Rizzoli-Lizard) e espanhol (Norma Editorial). A tiragem inicial terá 300 mil exemplares em cores. Uma versão limitada, em preto e branco, também será publicada.

O editor Benoît Mouchart revelou que a história se passa em 1915, numa região fria. O álbum se inicia com uma estrofe do poema The Cremation of Sam McGee, do escritor canadense Canadien Robert W.Service (1874-1958). Petitfaux, especialista na obra de Pratt, viu as oito primeiras páginas e disse que é um trabalho esplendido. "A HQ mostrará o jovem Corto Maltese ao lado de Rasputin, numa região do norte. A atmosfera me fez lembrar do álbum Jesuit Joe, de Pratt", disse ele.

Corto Maltese surgiu em 1967, na aventura A Balada do Mar Salgado, publicada na revista Sgt. Kirk # 1. O último volume publicado por Pratt foi Mû, a Cidade Perdida, lançado em 1992.

Veja abaixo uma das páginas do novo álbum.

Página de Corto Maltese - Sous le soleil de minuit

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA