Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Criador de Os Simpsons publica a tira que deu origem à série

10 março 2004

Life in HellJá ouviu falar da tira Life is Hell? E de Os Simpsons? Se sua resposta foi, respectivamente, não e sim, fique despreocupado. O desenho animado da tresloucada família é sucesso no mundo inteiro, mas sua origem remete àquela "desconhecida" tira, também criada por Matt Groening, no final da década de 1970.

Life is Hell apresenta um coelho chamado Binky, de apenas uma orelha. Ele discutia assuntos como amor, sexo, trabalho e morte. Acabou fazendo parte do sindicato de tiras dos Estados Unidos, quando chamou a atenção de Jim Brooks, produtor de Hollywood.

Em 1987 ele pediu a Groening para transformar a tira em desenho animado. Mas o criador, relutante em ceder os direitos autorais de seus personagens à rede Fox, resolveu reformular tudo, nascendo assim Os Simpsons. O resto, como dizem, é história.

School is HellMesmo assim, sua primeira e - comparativamente - modesta criação não foi esquecida. Este mês, a editora inglesa HarperCollins lançará Love is Hell and School is Hell pela primeira vez em livrarias britânicas.

Os fãs dos Simpsons encontrarão semelhanças entre as duas obras, principalmente no tom sarcástico. Os personagens principais são Binky, Bongo, Sheba, Jeff e Akbar, que dividem características típicas de da família de Bart. Groening ainda produz a tira, que é publicada em mais de 250 veículos em todo o mundo.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA