Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Crise de identidade estremece Universo DC em 2004

20 janeiro 2004

Crise de IdentidadeEm maio deste ano, um assassinato fará o Universo DC entrar em crise mais uma vez, e os leitores poderão acompanhar todo o desenrolar do caso na minissérie em sete partes Crise de Identidade (Identity Crisis, no original). A perversa mente por trás do projeto é a do escritor Brad Meltzer, que há até pouco tempo era desconhecido dos fãs, apesar de ser um romancista muito bem sucedido.

Fã de quadrinhos desde pequeno, Meltzer estreou na área na revista mensal do Arqueiro Verde com o arco de histórias The Archer's Quest (que a Panini publicará em breve no Brasil), logo depois da fase escrita por Kevin Smith, que trouxe Oliver Queen de volta à vida.

Agora, em Crise de Identidade, o autor criará uma trama que colocará a Liga da Justiça e outros heróis da DC na berlinda, todos suspeitos de um grave assassinato. Beltzer trará para os quadrinhos o mesmo estilo que o consagrou nos livros: uma trama policial cheia de mistérios, suspense e reviravoltas.

Brad MeltzerAo seu lado, estará o desenhista Rags Morales. "Rags será aquele artista no qual as pessoas estarão falando em um ano. Ele vai surpreender a todos. Esperem para ver", elogiou. As palavras de Meltzer reforçam as de Geoff Johns, que disse algo semelhante sobre o artista quando anunciou sua retirada da série Hawkman.

"Não posso falar muito sobre a história ainda, mas posso adiantar que se trata de um misterioso assassinato", desconversa o escritor. "Vou tentar fazer o mesmo que em The Archer's Quest, ou seja, tentar descobrir quem realmente são as pessoas por debaixo da máscara, e as conseqüências de suas ações."

Ele também não adiantou quais personagens aparecerão. "Isso arruinaria a surpresa. Mas estarão todos sobre os quais tenho algo para dizer, com exceção dos Desafiadores do Desconhecido. Infelizmente, não pude utilizá-los", lamenta.

De acordo com Meltzer, o projeto surgiu através de um pedido de Mike Carlin e Dan DiDio. "Levei um mês trabalhando nisso e tentando fazer tudo funcionar. Quase recusei o projeto, mas então tive um estalo, e apresentei a eles a série inteira", explica.

Sobre como a minissérie afetará o Universo DC e a continuidade em outras revistas, a resposta foi vaga. "Manterei silêncio sobre isso. Você verá."

Mas a palavra "crise" no título tem uma grande importância na DC Comics. Afinal, foi em Crise nas Infinitas Terras que aconteceu a maior reformulação já feita num universo de super-heróis. "Na verdade, o título veio por último. Depois da editora ver todo o enredo da trama, perceberam que iríamos brincar com identidades como um todo. Colocar "crise" no nome da série é uma tática da DC. Se funcionar, ótimo. Apenas quero que as pessoas leiam e façam seu próprio julgamento."

Entre os livros de Brad Meltzer, estão The Tenth Justice, Dead Even, The First Counsel e The Millionaires, que fizeram parte da conceituada lista dos mais vendidos do jornal americano New York Times. O seu mais novo romance chama-se The Zero Game, cujo lançamento acontece neste mês de janeiro nos Estados Unidos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA