HQ independente Romaria é premiada no Japão

Por Marcelo Naranjo
Data: 6 março, 2019

Teve HQ brasileira premiada no 12º International Manga Award, realizado anualmente no Japão. Trata-se de Romaria (formato 18,5×26 cm, R$ 30,00), que ganhou a categoria Bronze. A obra, de Jun Sugiyama (roteiro) e Alexandre Carvalho (arte), mistura aspectos das culturas brasileira e japonesa. O título foi financiado na plataforma Catarse.

Na trama, Délia caminha em busca de água para sua avó. Uma jornada sem trégua. Uma romaria. Durante a maior seca que o sertão já viveu, pessoas abandonaram suas vilas em busca de água. Rios que traziam vida para a população agora não passam de marcas na terra, cicatrizes de um mundo passado.

E é nesse mundo que vive Délia, uma garota inspirada por contos heroicos, que deixa sua casa para trazer a água de volta para sua casa.

Romaria está à venda nas lojas Ugra, Comic Boom e Itiban. Ou pode ser adquirida diretamente com os autores.

International Manga Award existe desde 2007 e seu objetivo é premiar materiais que divulguem a cultura dos mangás pelo mundo. São três categorias, Ouro, Prata e Bronze. Outro quadrinho nacional que já recebeu essa distinção (também foi Bronze) foi Holy Avenger, escrito por Marcelo Cassaro e desenhado por Erica Awano.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Ronildo Abijaude

    Só pela prévia já se vê que foi merecido