Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Curso de Desenho Básico e História em Quadrinhos em Fortaleza

9 fevereiro 2004

Desenho de Histórias em Quadrinhos 2004A partir de 14 de fevereiro, o Estúdio Daniel Brandão Quadrinhos e Artes Gráficas iniciará os cursos de Desenho Básico e Histórias em Quadrinhos para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos de idade. As matrículas estão abertas.

Desenho Básico - Direcionado para iniciantes e iniciados que gostam da arte de desenhar e ilustrar. O conteúdo procura abranger todas as técnicas com o lápis direcionado para arte-final desde o começo do processo criativo. Layout, expressão gestual, composição, esboço, anatomia, perspectiva, mangá, cartum, textura, iluminação e a utilização do nanquim são alguns tópicos estudados durante as aulas

Histórias em Quadrinhos - Tem como objetivo atingir o amante da nona arte, seja ele um leitor curioso ou um produtor de HQ. Neste curso, não é preciso saber desenhar bem para se fazer uma boa história em quadrinhos, pois neste caso, o mais importante é a história.

A produção de histórias com estilos próprios é estimulada, assim como também é mostrado o modo de produção comercial não-autoral, preparando o aluno para o mercado e ao mesmo tempo instigando-o como autor. A produção de uma revista independente ao final da jornada é ponto fundamental para a entrega do certificado.

O curso funcionará na Torre Del Paseo (Av. Santos Dumont 3131A, sala 817 - Fortaleza/CE). Os telefones para informações são 0XX-85-264-0051 ou 0XX-85-9116-2290.

Os responsáveis são Daniel Brandão e J. J. Marreiro, colaboradores do Universo HQ e editores do Manicomics.

Daniel é profissional desde 1995. Foi monitor da Oficina de Quadrinhos da UFC e ajudou a criar o primeiro estúdio profissional de quadrinhos do estado. Estudou na Joe Kubert School onde ganhou o prêmio Jack Kirby Scholarship da Dark Horse Comics. Foi desenhista assistente da revista Azrael da DC Comics. Publicou quadrinhos na revista Sexy, Pixel, Miscelânea e Informal. Foi premiado em 2003 no Concurso de Banda Desenhada de Moura, Portugal.

Marreiro começou em 1993 ilustrando livros de computação para crianças. Integrou a Oficina de Quadrinhos da UFC, como monitor. Já editou vários quadrinhos independentes e participou de vários salões de humor e quadrinhos em Belo Horizonte, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Paulo e Recife. Foi agraciado em março de 2000 com o Prêmio Carbono 14 do quadrinho cearense nas categorias Melhor Arte-finalista e Melhor Personagem.

Produzia junto com seus sócios a arte para a revista Capitão Rapadura do cartunista Mino e vários quadrinhos institucionais para prefeitura e governo do estado. Além de publicações independentes e alguns livros infantis já teve material publicado nas revistas Dragão Brasil e Sci-Fi News. Atualmenmte, ilustra a coluna Universo HQ, de Sidney Gusman, na Wizard, da Panini Comics.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA