Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Curso em São Paulo aborda o contexto social das histórias em quadrinhos

22 março 2013

A CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, São Paulo/SP) promoverá, de 2 a 13 de abril, o curso De quadro a quadro: uma história das HQs.

Ministrado por André Luís Sanchez Cezaretto, o curso tem como objetivo mostrar a arte e a importância dos quadrinhos no Brasil e no mundo. As inscrições são gratuitas e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Desde a origem dos gibis, entre 1920 e 1930, a popularidade das histórias em quadrinhos só vem crescendo. Sob a forma de gibis, tiras, charges de jornal, desenhos animados e animações de cinema, as HQ têm sido reconhecidas como uma poderosa ferramenta para disseminação de ideias e formação de opinião.

O curso parte da premissa de que há uma profunda relação entre as histórias em quadrinhos e o período em que são produzidas. Desse modo, as aulas vão abordar a trajetória das HQs em duas frentes interligadas: análise dos contextos históricos em que foram produzidas, no sentido de perceber as relações entre elas e o mundo no qual surgiam; e análise das linguagens específicas, desenvolvidas pelos quadrinhistas para a criação das narrativas.

Serão abordados temas como o surgimento da caricatura e das charges, o nascimento dos gibis, os super-heróis e os mundos da Segunda Guerra e da Guerra Fria, os quadrinhos na era da contracultura e a explosão deles no Brasil dos anos 1980.

Com dez aulas de aproximadamente duas horas cada, o curso será realizado de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos sábados, das 10h às 12h.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, a partir de 25 de março, pelo telefone 0-XX-11-3321-4400. Os participantes receberão material didático exclusivo, com capítulos referentes às aulas, bibliografia e ilustrações.

CAIXA Cultural

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA