Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

DC Comics se desculpa por camisetas sexistas

1 outubro 2014

Camisetas licenciadas pela DC ComicsA DC Comics pediu desculpas pelas camisetas com textos sexistas produzidas por alguns dos seus licenciantes. Num comunicado oficial, a empresa reconheceu que algumas dessas camisetas são ofensivas e afirmou que todos os leitores - meninos e meninas, homens e mulheres - são importantes.

Para evitar problemas futuros, a editora prometeu que passará a fazer um controle mais rigoroso do processo de design dos produtos dos licenciantes.

Um dos produtos em questão é uma camiseta para meninas, com o texto "Treinando para ser a mulher do Batman", que está sendo vendida na rede de lojas Walmart e no site da Amazon.com. O slogan passa a ideia de que as garotas só aspiram ser as companheiras dos heróis, a despeito de tantas heroínas publicadas pela editora, e reafirma um papel antigo e mais tradicional para a mulher.

Alguns macacões para crianças também sofrem de problema semelhante. A versão masculina diz "Futuro Homem de Aço" e na feminina está escrito "Só Namoro Super-Heróis".

Com a crescente participação das mulheres no mercado de quadrinhos, não apenas como leitoras e consumidoras, mas produzindo HQs, é de se estranhar que as grandes editoras não estejam mais atentas a esse assunto, ainda mais considerando a pressão recente para que tanto a Marvel Studios quando a Warner Bros. (companhia à qual a DC Comics pertence) façam um filme solo estrelado por uma personagem feminina.

Produtos licenciados pela DC Comics

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA