Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

DC contrata ativista contra direitos gays e causa polêmica nos Estados Unidos

4 março 2013

Orson Scott CardMês passado, a DC Comics anunciou uma nova série em quadrinhos do Superman para ser lançada em formato digital, chamada Adventures of Superman. Junto com o anúncio, a editora divulgou uma lista com mais de 25 nomes de escritores e artistas que produzirão as histórias do título.

Entretanto, é o nome do escritor dos primeiros dois capítulos da série que causaram polêmica nos Estados Unidos: Orson Scott Card.

Ele é abertamente contrário os homossexuais, já tendo feito várias declarações sobre o assunto e é um dos diretores da National Organization for Marriage, associação que tenta impedir a legislação que dá direito ao casamento gay naquele país.

Um movimento entre fãs e lojistas atacou a editora por tê-lo contratado e acusando-o de homofóbia. Eles exigem que o escritor seja demitido, e algumas lojas especializadas inclusive anunciaram que boicotarão o título quando a versão impressa foi lançada.

Entretanto, muitos autores e desenhistas da indústria vão contra essa movimentação, argumentando que discordar das opiniões de Orson Scott Card não dá direito que ele seja boicotado e proibido de trabalhar.

Existe uma petição online pedindo a sua demissão, e já conta com mais de 16 mil assinaturas. Uma outra foi criada por aqueles que apoiam que ele escreva as histórias.

Vendo a proporção que o assunto tomou, a DC divulgou uma nota oficial sobre o assunto. "Como criadores de conteúdo, apoiamos firmemente a liberdade de expressão. No entanto, as opiniões pessoais de indivíduos associados com a DC Comics são apenas isso, opiniões pessoas, e não as da empresa".

O fato é que a editora parece não ter levado em consideração que as opiniões pessoais do autor causaria tanta repercussão, e foi pega desprevenida quando a polêmica começou. Até porque ele escreverá apenas dois capítulos do título.

A DC tem abordado a homossexualidade em suas revistas, tendo inclusive transformado um de seus personagens clássicos - Alan Scott, o Lanterna Verde da Era de Ouro - em gay para a revista Terra 2, após o reboot de 2011.

Outra série que aborda o tema é Batwoman, pois a heroína também é gay. Inclusive, histórias mais recentes dão a entender que a personagem pode se casar em breve com outra mulher, a detetive Maggie Sawyer, do Departamento de Polícia de Gotham City.

O título dos Novos Titãs também introduziu um herói adolescente homossexual.

Adventures of SupermanBatwoman

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA