Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Desenho animado com o Papa João Paulo II

20 outubro 2006

Karol WojtylaO
Centro Televisivo do Vaticano (CTV), em parceria com a Cavin
Cooper Productions
, de Barcelona, lançou na última terça-feira um desenho
animado sobre a vida de Karol Wojtyla, mais conhecido como o Papa João
Paulo II.

A produção se chama João Paulo II, o amigo de toda a humanidade
e foi lançada em DVD em sete idiomas. A apresentação oficial aconteceu
numa coletiva de imprensa na Rádio Vaticano.

O desenho animado tem 30 minutos de duração que mostram a vida do então futuro papa na infância, juventude e também episódios inéditos, até o momento da eleição. O autor é o espanhol José Luis Lopez-Guardia (Cavin Cooper), cartunista independente que trabalhou também para a Disney e realizou, na Espanha, várias séries de televisão para crianças, inspiradas em clássicos de Dumas e Verne.

A narrativa começa com um diário e uma caneta que conversam na escrivaninha do apartamento do papa na noite de 2 de abril de 2005 e lamentam a perda de seu proprietário, João Paulo II, recém-falecido. Duas pombas, como as que tantas vezes circundaram a figura do papa polonês, aparecem para lembrá-lo como grande defensor da paz, da misericórdia, da vida e da liberdade.

O disco também tem um documentário de 30 minutos sobre o pontificado de João Paulo II, com imagens do acervo do CTV que exploram temas que viraram marca registrada deste religioso, como os jovens, a paz, o diálogo entre religiões e os encontros com poderosos do mundo todo. A linguagem, tanto do desenho quanto do documentário, busca ser o mais simples e acessível possível para pessoas de todas as idades, sejam católicas ou não.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA