Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Desentendimento entre editor da Sergio Bonelli e Mike Deodato Jr. inviabiliza projeto com Tex

24 março 2015

O desenhista brasileiro Mike Deodato Jr. é um grande fã do gênero faroeste, e nunca escondeu seu desejo de participar de algum projeto com o ranger Tex para a Sergio Bonelli Editore – o que sempre deixou os fãs ansiosos. Como atualmente ele é artista exclusivo da Marvel, deveria haver uma autorização para que pudesse trabalhar com outros personagens. E ela foi dada pela editora.

Mesmo assim, desde ontem, não há mais possibilidade de o trabalho acontecer.

Um desentendimento entre o artista e o editor Mauro Boselli encerrou as negociações do que, possivelmente, seria uma edição do Tex Gigante. Pelo Twitter e pelo Facebook, Mike Deodato Jr. se mostrou muito irritado com o desfecho do caso.

“...acabei de mandar um editor da Bonelli tomar no cu. Sou a pessoa mais gentil do universo, mas esse demente cruzou todos os limites. Os desenhos que vocês viram de Tex foram os últimos que fiz em minha vida. Jamais desenharei o personagem novamente”, afirmou.

Em entrevista para o site italiano Bad Comics, Mauro Boselli comentou o assunto (veja aqui a matéria original).

“Em sua página no Facebook, Deodato (ou talvez um de seus fãs) fala de ‘sonho quebrado’. O problema é que era um sonho muito caro para a Bonelli, pois o bom Mike (‘o homem mais gentil do mundo’, como ele mesmo se define no Facebook) queria uma cifra (que não estou autorizado a divulgar) que é cerca do dobro do que pagamos aos nossos desenhistas mais antigos. E Mike queria isso somente para fazer o lápis. Nós dissemos que não era possível. Ele nos pediu tempo para refletir e disse que o dinheiro não era problema. Mas, depois, manteve a mesma opinião. Isso foi um problema. Mas é uma questão legítima. Assim, nos despedimos por e-mail, mas cometi o erro de pedir a ele para parar de dar entrevistas sobre o seu desejo de desenhar Tex, porque a colaboração era impossível em termos econômicos. Erro meu, porque as entrevistas foram dadas antes de conversarmos e eu não tinha percebido. Mike poderia ter me avisado sem ficar com raiva, mas ficou. E muito”, declarou.

Ao considerar que Boselli tornou pública a conversa particular entre os dois, Deodato decidiu publicar em sua página do Facebook toda a troca de e-mails feita entre eles. "Ele revelou nossa conversa privada e, claro, distorceu em seu favor. Não tenho alternativa além de responder postando toda a nossa conversa aqui, e assim vocês verem o quanto ele é legal. Omiti com 'x' o nome de algumas pessoas e telefones".

Para ler a conversa na íntegra (em inglês), clique aqui.

Boselli respondeu na área de comentários da notícia sobre o post inicial do brasileiro. "Fantástico! O desleal Deodato transcreveu toda a nossa conversa por e-mail na sua página do Facebook, para que eu passe por mentiroso. Só que, se vocês tiverem a paciência de ler as mensagens de baixo para cima, verão que, na verdade, tudo corresponde ao que eu disse, que quem fez feio foi ele e que eu não o ofendi, mas ele sim. E agora?", escreveu.

O primeiro artista brasileiro a desenhar para a Bonelli foi o paulistano Wilson Vieira, na década de 1970. No ano passado, foi anunciado que Ibraim Roberson e Pedro Mauro estão trabalhando em uma nova série escrita por Gianfranco Manfredi, chamada Adam Wild.

Tex, por Mike Deodato Jr.

Tex, por Mike Deodato Jr.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA