Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Diversos eventos europeus de cartuns estão online

1 março 2005

Museo della Satira e della CaricaturaO
Velho Continente continua cuidando bem da arte da caricatura, que nasceu
por lá. Mas alguns eventos merecem destaque pelo cuidado com que são disponibilizados
aos interessados que não podem se fazer presentes.
O Universo HQ traz quatro dicas para os leitores, e também para que nossos organizadores de festivais e exposições tenham bons exemplos para "digerir", como ensinou Oswald de Andrade.

O Museo della Satira e della Caricatura, sediado em Lucca, terra do mais importante festival de quadrinhos da Itália, realiza até o emblemático dia 1º de Maio a mostra Caricature in Libertá, que resgata um pouco a obra de Uberto Bonetti.

O museu teve o cuidado de disponibilizar um site no qual quem não pode ir até a Toscana pode ver dezenas de trabalhos expostos na mostra, inclusive caricaturas de artistas como Pablo Picasso, Giovanni Papini e Federico Fellini, além de um texto explicativo sobre a caricatura em geral e informações específicas sobre a mostra.

Uberto Bonetti, nascido em 1909, foi um criador muito além da arte da caricatura; entre as artes que aprendeu e exerceu, estavam a arquitetura e a cenografia. Bonetti também foi responsável pelas criações de alguns personagens que inundam as ruas de sua cidade natal em seu maior evento: o internacionalmente conhecido Carnaval de Viareggio.

O Museu também mostra habilidade em usar as novas técnicas na sua sessão de Javatoons, na qual alguns políticos da Itália são mostrados com mãos de mestre.

Já na Holanda, Opland, pseudônimo de Rob Wout, um dos mais populares cartunistas políticos de seu país, que ocupou por décadas o espaço dedicado ao traço de humor no De Volkskrant, jornal de tradição católica que está entre os dois mais vendidos do país, desde sua fundação, em 1919, ganhou uma apresentação virtual muito interessante para sua obra.

Para melhor expor o conteúdo do livro De wereld (1947-2001) volgens Opland, os organizadores do site dedicado à sua obra, disponibilizaram uma cópia na qual as páginas "abrem sozinhas" lentamente, dando a impressão ao internauta que está folheando o trabalho, e curtindo de perto os cartuns: Confira aqui.

A DonQuichotte, entidade que congrega cartunistas turcos residentes na Alemanha, responsável pelo DonQuichotte 1. Internationale Cartoon-Contest, primeiro evento de humor a celebrar os 400 anos da genial criação de Miguel de Cervantes, reservou um consolo virtual a quem não pode ir a Stuttgart, sede da mostra, aberta em 27 de janeiro, com uma fotogaleria, que pode ser vista aqui.

Com menos imagens, em Portugal, a Associação Museu da Imprensa, sediada no Porto, está permitindo que os internautas de todo o mundo tenham um pouco o gosto de vivenciar a exposição Centenário Bordallo Pinheiro 1846 - 1905. Um génio sem fronteiras, com três fotos que ajudam a ilustrar a matéria que o Universo HQ publicou sobre as festividades pelos 100 anos da morte do Pai da Banda Desenhada Portuguesa, Bordalo Pinheiro, criador da imortal série de cartuns políticos Zé Povinho.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA