Homem-Aranha já havia estreado no Universo Marvel Cinematográfico em Homem de Ferro 2

Por Marcus Ramone
Data: 26 junho, 2017

Quem assistiu ao filme Homem de Ferro 2 – que chegou aos cinemas em 2010 – se lembra da cena em que uma criança, usando a máscara do herói metálico e muita coragem, peita um perigoso e mortal drone de Justin Hammer.

O que parecia ser uma simples cena de efeito dramático, acaba de se tornar um curioso retcon: foi a primeira aparição do Homem-Aranha no universo cinematográfico da Marvel Studios. A criança seria Peter Parker, anos antes de ganhar os poderes que o tornariam um super-herói.

A revelação foi feita pelo ator Tom Holland, que interpretou o escalador de paredes em Capitão América: Guerra Civil e repetirá o papel em Homem-Aranha: De volta ao lar, dirigido por Jon Watts.

“Posso confirmar que é o Peter Parker. Posso confirmar isso a partir de hoje. Tive uma conversa com Kevin Feige (presidente de produção da Marvel Studios)  há apenas 20 minutos. Talvez eu tenha acabado de fazer um grande spoiler antigo, mas é isso aí”, disse Holland em uma entrevista divulgada pelo site Comic Book Movie.

Resta saber se esse fato será lembrado em alguma passagem de Homem-Aranha: De volta ao lar, que estreará no Brasil no próximo dia 6 de julho.

Assista abaixo à cena de Homem de Ferro 2.

• Outros artigos escritos por

.

  • Eugênio Furtado

    SqN

  • Mas… isso deve ser coisa combinada AGORA. Pois, faz tempo que os FÃS criaram essa teoria e o estúdio já disse, várias vezes, que não passava de um desejo do público. E que NUNCA pensaram nisso quando fizeram a cena. Ou seja, se for verdade, eles apenas fizeram um retcon (direito deles) pra atender a um fan service desejado pelos fãs.

    • 0-Drix

      Sim, por isso que é um retcon. É uma reinterpretação à posteriori de um fato periférico já acontecido, dando=lhe uma certa centralidade.

      • Sim, eu sei o que é um ”retcon”. Eu não estou discutindo a respeito disso. Eu estou é comentando os motivos que levaram o estúdio a se DESMENTIR a respeito de declarações passadas a respeito dessa teoria. Porque o próprio Feige disse que ”não faz o menor sentido dizer que aquele garoto era o Aranha ANTES de sofrer a mutação”. O ator é que deve ter influenciado diretamente pra que voltassem na palavra.

        • Homem Simpson

          A explicação pode ser mais simples que isso: resgataram uma teoria furada apenas para promoverem o filme novo. Garanto que, a exemplo da questão levantada na notícia acima, haverá um monte de gente que irá assistir ao filme só para conferir se essa referência à cena de Homem de Ferro 2 existe. É uma bela tática de marketing.

          • É bem isso mesmo. E eles não estão errados: é uma boa jogada. O problema é se eles jogaram esse ”retcon” e NUNCA MAIS tocarem no assunto. Isso deixaria o público se sentindo lesado por um comentário sem noção do ator e do produtor.

          • Homem Simpson

            Concordo, mas isso não seria inédito nessa indústria.

          • Verdade!

          • Poderia ser um easter-egg pensado, mas não podiam por causa da licença, na Disney tem algumas “teorias” que foram confirmadas, mas impedidas pela licença, como Tarzan ser irmão de Elsa e Anna, ou o Gênio do Aladin ser um viajante do tempo, já me disseram que não eram bem teorias, mas já eram mencionadas nos comentários de diretores

          • Tem isso também. Existem muitos casos onde o conceito diz na cara, mas, não é possível confirmar por conta de direitos autorais.

            Eis alguns casos:

            1-Dutch (”Predador 1”) e Rambo seriam os verdadeiros protagonistas de duas franquias famosas de duas empresas diferentes de games: ”Contra” e ”Ikari WarriorsRalf e Clark de The King of Fighters”. Além de que Dutch poderia o MESMO John ”Commando” Mattrix (Comando Para Matar) em ambas épocas diferentes de sua vida (ambos personagens interpretados por Arnold Schwarza).

            2- ”Gon” seria as aventuras de Godzilla ainda filhote.

            3-As 45 tartarugas ninja mutantes adolescentes na verdade eram bichinhos de estimação de Matt Murdock e foi o OOze que caiu neles, naquele dia. Matt ganhou seus poderes e perdeu a visão. As tartarugas sofreram mutação antropomórfica.

            4-Bruce Wayne viu seus pais serem mortos logo depois de saírem do cinema, onde assistiram ZORRO. Por anos, tiveram outras versões, contando que eles foram assistir ao filme de Robin Hood; Rei Arthur; filme de samurai; e até que eles estavam no teatro. Somente hoje em dia é que estão resgatando essa ideia.

          • Sim, o TV Tropes tem diversos termos como expy (personagem parecido), Captain Ersatz (quando claramente é o mesmo personagem, só que com outro nome), acho que no caso do Zorro, deve ter sido depois que o primeiro filme caiu em domínio público, claro que tiveram que fazer ajustes, não poderia ser mais o de 1920, mas sim o de 1940 com o Tyrone Power.

        • o TV Tropes chama de fanon, quando os fãs criam seu próprio canon e de ascended fanon quando influenciam os criadores, vale lembrar que Feige vive mudando no que diz, quando os vazamentos falaram que estavam negociando com a Sony, ele negou, agora negou que o Venom estivesse no canon, nada é imutável no canon.

  • Reginaldo Costa

    estão pegando todos os vícios das HQs… inclusive as retcons bestas… rs

  • Idiotice. O mesmo que falar que o Tio Ben foi morto pelo Homem Areia.

    • Jonas Lobato

      Comparação idiota. O episódio que você citou era uma alteração importante na mitologia do herói naquele ponto (posto que todos imaginavam que aquela franquia prosseguiria). Esse ‘retcon’ atual é apenas um “easter egg”.

  • Henrique Brum

    não curto como Peter é baba ovo do Tony nos filmes. Adoro a personalidade dele nos quadrinhos…é muito badass rs…ver ele no Annual 3 quando os vingadores chamam pra ingressar no grupo e depois ver ele em guerra civil…bah..sem comparação…a maneira que ele interagia com grupos em geral..com os X-men ou Quarteto etc…era muito legal. Me incomodou muito como no filme ele não parou nem por um segundo e pensou por si para decidir que lado tinha razão. Esse fan service bobo deve ser pra explicar pq ele é o teacher’s pet do Tony…mas nem parece que bate a idade…Peter deve ter 17 anos no Homecoming, então teria 10 em 2010…o menino parece ser bem menor que isso…

  • Agora vamos pegar cada cena como essa em todos os filmes do UCM e dizer que é tal personagem de tal idade antes de ganhar os poderes. É muito pivete mimado que quer a todo o custo certas forçações de barra.