Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Edição de Batman # 1 foi leiloada por mais de 500 mil dólares

2 agosto 2013

Batman # 1, com graduação 9,2, do CGCA casa de leilão Heritage vendeu uma cópia de Batman #1, graduada pelo CGC com a nota 9,2, por 567.625 dólares.

Essa revista em particular tem a maior graduação do CGC e um histórico digno de uma HQ do Batman.

Em maio de 2012, a edição foi vendida por 850 mil dólares, numa transação particular. O comprador, o advogado Anthony Chiofalo, foi preso e condenado por fraude, no valor de mais de 9 milhões de dólares, contra a empresa Tadano America, depois de ficar foragido por seis meses.

Ele usou parte da fortuna roubada para investir de maneira diversificada, incluindo algumas HQs muito valiosas, como Batman # 1, e uma edição rara do Lanterna Verde, avaliada em 300 mil dólares. Quando Chiofalo foi capturado, a polícia apreendeu diversos bens, incluindo uma coleção de revistas. Posteriormente, ele acusou um dos investigadores do caso, Lonnie Blevins, de se apropriar de algumas dessas HQs, incluindo Batman # 1.

Blevins também foi preso - e mais tarde solto, após pagar fiança -, depois que ficou comprovado pelo FBI que ele furtou algumas das revistas resgatadas e as vendeu durante a convenção Wizard World Chicago, em 2012, por 70 mil dólares. Chiofalo continua preso, pois não conseguiu levantar os 18 milhões necessários para pagar sua fiança.

O advogado de Chiofalo afirma que a polícia não seguiu os procedimentos necessários para garantir a segurança dos bens resgatados e que dezenas de revistas raras, avaliados em mais de um milhão de dólares, estão desaparecidas.

O dinheiro obtido em leilão será retornado para a Tadano America, como restituição da fraude original.

Batman # 1 foi publicado pela DC Comics em 1940, possivelmente entre março e abril, a julgar pela data de capa (Spring 1940), e inclui as primeiras aparições do Coringa e da Mulher-Gato, em histórias assinadas por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA