Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Edições BesouroBox lança álbum em quadrinhos O Trem dos Órfãos

13 julho 2015

Do mesmo roteirista de Bourbon Street, Os fantasmas de Cornelius e Turnê de Despedida, o álbum em quadrinhos O Trem dos Órfãos (formato 16 x 24 cm, 104 páginas, R$ 42,00) reúne os dois primeiros volumes dessa série, publicada originalmente pela editora francesa Bamboo, com arte de Xavier Fourquemin.

No lançamento do selo 8Graphics, das Edições BesouroBox, é possível conhecer, por meio do roteiro de Philippe Charlot, a história da "Orphan Train Riders" – programa implementado em Nova Iorque em 1854, ainda considerada a maior migração de crianças na história da humanidade.

Seu idealizador, o reverendo Charles Loring Brace, estava convencido de que, ao retirar essas crianças de seu ambiente corruptor, elas poderiam se tornar cidadãs perfeitas. Os estados do Centro-Oeste estadunidense careciam de mão de obra e crianças de instrução moral e religiosa.

Os primeiros embarques foram um sucesso. Por intermédio de agentes locais, Loring Brace colocou o programa em prática por meio de cartazes que anunciavam a chegada dessas crianças disponíveis para adoção. As “distribuições” eram realizadas em teatros, óperas, igrejas ou, ainda, na própria plataforma da estação e se pareciam muito com as feiras de gado.

Ainda que houvesse muitos casos de exploração infantil, foi a manutenção do programa que se tornou problemática. Algumas crianças fugiam, outras iam de fazenda em fazenda sem serem adotadas, por não estarem de acordo com os critérios para o trabalho no campo ou por não conseguirem se adaptar às famílias.

A trama do roteiro apoia-se na história de dois personagens, Jim e Harvey, durante e após sua viagem pelo programa, que tanto marcaria suas vidas. Em 1990, em sua elegante residência em Nova Iorque, Harvey não está surpreso com a visita de Jim. Ele o espera há 70 anos. Os dois se conheceram em 1920, quando ainda meninos, em um dos trens do primeiro programa de adoção de crianças da história, a "Orphan Train Riders". Assim como eles, dezenas de milhares de meninos de rua foram enviados para um Oeste em desenvolvimento, para serem adotados por fazendeiros e utilizados como mão de obra barata.

A história da viagem feita por meninos como Harvey e Jim é cheia de esperança, companheirismo, mas também de traição. A viagem dos que, não sendo bem-nascidos, estavam dispostos a tudo para serem adotados.

O título está em pré-venda no site das Edições BesouroBox com preço promocional de R$ 33,00. O lançamento está previsto para o próximo dia 27 de julho.

trem_orfaos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA