Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Editora Dupuis lança Spirou, de Yves Chaland

7 novembro 2013

Capa de Spirou par Yves ChalandA editora francesa Dupuis lançou, no final do mês passado, o álbum Spirou par Yves Chaland. O livro faz parte das comemorações de 75 anos de Spirou.

O álbum, em formato italiano (horizontal), reconta a trajetória do falecido desenhista francês Yves Chaland (1957-1990) e sua relação com Spirou. A história foi publicada originalmente em tiras (em preto e branco) na revista Spirou, em 1982, mas ficou inacabada.

Essa HQ já havia sido republicada em outros formatos, nos livro Coeurs D'Acier, das edições Champaka, em 1990, e Spirou et Fantasio – Hors Série # 4, da editora Dupuis, lançado em 2003.

A HQ tem um visual retrô, fortemente inspirada na arte de Jijé (Joseph Gillain) e André Franquin, dois dos principais desenhistas de Spirou nas décadas de 1940 e 1950, e está relacionada com robôs e um mistério na África (com referências claras ao álbum Tintim no Congo, de Hergé).

Chaland foi um dos expoentes da chamada Nova Linha Clara, na década de 1980. Ele é o criador de personagens como Bob Fish, Freddy Lombard, Adolphus Claar e Le Jeune Albert.

O personagem Spirou foi criado em 1939, por Rob-Vel (Robert Velter).

Spirou par Yves Chaland tem 112 páginas e custa 22 euros.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA