Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Editora Polvo, de Portugal, lança versão ampliada de Morro da Favela, de André Diniz

14 fevereiro 2020

Originalmente publicado no Brasil em 2011 e em Portugal pela Polvo em 2013, Morro da Favela retrata as memórias do fotógrafo Maurício Hora, gerado e criado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, também conhecido como Morro da Favela, a primeira favela brasileira, surgida em 1897.

Agora, a Editora Polvo, de Portugal, está relançando a graphic novel escrita e desenhada por André Diniz em uma versão ampliada, com 140 páginas, formato 17,1 x 23,7 cm ao preço de € 17,90.

Uma história para se entender o dia a dia das favelas do Rio através do ponto de vista de um morador, que procurou na fotografia a sua identidade e acabou por fazer um registo que entrou para a história da cultura carioca. Mostra o quotidiano de Maurício, a sua relação com a vida e a morte, com a polícia e os bandidos, com a prisão e a liberdade e com o morro e o asfalto.

Esta edição conta com 12 novas páginas com as enormes mudanças sofridas no Morro e a criação da Casa Amarela, um centro cultural comunitário reconhecido internacionalmente, fundado por Maurício e pelo artista plástico francês JR (Jean René).

Além da história em quadrinhos, 14 páginas são dedicadas às fotos de Maurício Hora.

Além da nova edição, a exposição Morro da Favela está em exibição na casa Pau-Brasil Lisboa (Rua Escola Politécnica, 42), em Lisboa, Portugal. A inauguração é hoje, dia 14 de fevereiro, e contará com as presenças dos dois autores, além do lançamento da nova edição ampliada, bate-papo e sessão de autógrafos.

A exposição receberá visitas até o dia 31 de março, é promovida pela Embaixada do Brasil em Lisboa e tem produção da Bienal de Quadrinhos de Curitiba em parceria com a Livraria da Travessa e a Casa Pau-Brasil.

.

Morro da Favela

 

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA