Editora Veneta publica graphic novel sobre espião que derrotou Hitler

Por Samir Naliato
Data: 20 outubro, 2014

Neste mês, a Editora Veneta lançará Sorge, o espião (formato 18,8 x 22,4 cm, 268 páginas, R$ 49,90), escrito e ilustrado pela alemã Isabel Kreitz.

A edição narra a história de Richard Sorge, um dos nove filhos do engenheiro alemão Wilhelm Sorge com sua esposa russa, Nina. Ele nasceu em 1895, no Azerbaijão, que então fazia parte do Império Russo. Quando tinha três anos de idade, a família se mudou para a Alemanha.

Herói condecorado pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial e convertido ao comunismo antes mesmo que aquela guerra acabasse, ele foi um personagem mais surpreendente do que a maior parte dos seus equivalentes da ficção. Espião soviético, suas ações mudaram os rumos da Segunda Guerra Mundial e ajudaram a impedir a vitória da Alemanha nazista de Adolf Hitler no conflito.

Baseada em recentes descobertas e pesquisas históricas, a autora, cujo trabalho é marcado pelo interesse em fatos políticos e históricos da Alemanha, conta a trajetória de Sorge em forma de quadrinhos. E o que ela revela é um herói contraditório, desesperado, bon vivant e mulherengo, mas pronto a morrer pelos seus ideais.

Sorge, o espião

• Outros artigos escritos por

.

.

.