Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Empresa online de revenda de gibis faz fortuna nos EUA

30 março 2015

Para qualquer colecionador de revistas em quadrinhos e memorabilias afins, não é novidade que o mercado de colecionáveis dos Estados Unidos é o mais movimentado e rico do mundo, gerando cifras que são inimagináveis em outros países. Mais do que isso, há décadas a compra e venda de gibis antigos se transformou em uma rentável área informal da economia, já enraizada na cultura local. A prática da especulação ainda é comum para as edições de estreia ou aquelas que trazem algum evento especial, como aconteceu recentemente com o lançamento de Teenage Mutant Ninja Turtles # 44.

Se naquele país é possível ficar milionário acumulando uma coleção de revistas em quadrinhos, também é fácil ganhar muito dinheiro servindo de intermediário nesse negócio. E isso não se refere apenas às casas de leilão, que costumam fazer pequenas fortunas em cada lote de gibis antigos vendidos.

A NewKadia.com, sediada na Filadélfia, está completando 15 anos nesse ramo e, "até onde se sabe, é a única empresa de revenda online de quadrinhos no mundo". É o que diz seu proprietário, Jim Drucker, de 62 anos.

NewKadia

Imagine uma empresa que intermedeia a venda de, em média, mais de 200 mil exemplares de quadrinhos raros por ano e ainda vende seu próprio estoque de cerca de 250 mil revistas. Somente nos exemplares consignados, a NewKadia.com recebe até 50% do total da venda, sem contar os quatro dólares por gibi registrado.

Em reportagem para o jornal The Gazette, Drucker disse que tudo começou em 1999, quando ele resolveu vender sua coleção de quadrinhos no eBay. Impressionado com a rapidez com que vendeu as revistas e o valor que arrecadou, resolveu investir no e-commerce.

O empresário diz que durante anos ouviu sua mãe importuná-lo com cobranças para se desfazer dos gibis. Tempos depois, foi sua esposa que, segundo ele, "deu continuidade à ladainha". Hoje em dia, ambas não poderiam estar mais felizes, pois Drucker possui uma empresa rentável, que não só provém a família com alguns milhões de dólares por ano, como também faz a alegria de clientes como o nova-iorquino Joe Koch, que já conseguiu vender cerca de 68 mil gibis raros de sua coleção e ainda tem outros 42 mil à espera de compradores.

Koch está na faixa etária de 25 a 54 anos dos clientes que a NewKadia.com atende. Gibi parece que não é mesmo coisa (só) de criança.

Fantastic_Four_Vol_1_1

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA