Empresa lança mangá inédito recriando estilo de Osamu Tezuka

Por Marcelo Naranjo
Data: 8 junho, 2020

A empresa Kioxia, multinacional japonesa fabricante de memória de computadores com sede em Tóquio, fez uma parceria com um grupo de artistas para lançar o mangá Phaedo, inspirado no estilo do mangaká Osamu Tezuka (1928-1989), o mais importante e influente autor do gênero de todos os tempos, criador de obras como Astro Boy, A Princesa e o Cavaleiro, Dororo e muitas outras.

O que chama atenção é a maneira com a qual o processo foi feito. Uma inteligência artificial analisou parte do trabalho do autor, tanto roteiro quando arte e, assim, gerou 129 histórias possíveis, tanto na trama quanto no visual dos personagens.

O time responsável pelo projeto é formado por engenheiros da Kioxia, artistas da Tezuka Productions Co, e pesquisadores da Keio University e Future University Hakodate.

A trama de Phaedo é sobre uma filosofo sem teto e seu pássaro robô, Apollo, que tentam resolver crimes na cidade de Tóquio em 2030.

É possível ler o mangá de maneira gratuita, em inglês e japonês, clicando aqui.

Phaedo

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • A tradução é do Frederik L. Schodt , um dos maiores especialistas em mangás.

  • Como profissional da área de inteligência artificial, fico feliz de vê-la cada vez mais popular com o passar do tempo.

    • Fernando Amaral

      Vai vendo, daqui a pouco alguém volta de um futuro distópico pra te matar e os robôs não dominarem a humanidade, hahaha

  • Pituta

    Cara,isso é incrível e ao mesmo tempo assustador.
    Daqui a pouco as IAS váo fazer parte da nossas vidas e a gente náo vai notar .

  • Marquito Maia

    Lembrei-me de um episódio de “Black Mirror (básico) sobre um casal de namorados que tenta ficar junto!! No mais, que belo método de plágio disfarçado foram inventar!! E inteligência artificial soa tão estranho, não? Bom, se fosse inteligência militar (em referência aos lastimáveis dias atuais) seria uma contradição em termos, como diria o genial Groucho Marx!! Não confudir com o outro…

  • Teve a participação de artistas reais: Urumu Tsunogai e Kenichi Kiriki.

  • Southern Cimmerian

    Credo!