Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Criativo lança Enquadrando o Real

10 outubro 2016

O livro Enquadrando o Real – Ensaios Sobre Quadrinhos (Auto)Biográficos, Históricos e Jornalísticos (formato 17 x 24 cm, 272 páginas, R$ 59,00) nasceu de um projeto da Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos, um evento bienal promovido pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP, em conjunto com o Grupo de Pesquisa sobre Quadrinhos.

O projeto reúne diversos artigos gerados como frutos da produção acadêmica, que têm como assunto comum e de destaque a representação da realidade em forma de HQs.

Os organizadores dividiram os textos em três partes, conforme está expresso em seu subtítulo: ensaios sobre quadrinhos biográficos, históricos e jornalísticos.

Para além da constatação de que há graus de representação da realidade nos quadrinhos, interessa observar como e de que maneira os quadrinhos efetivamente retratam situações reais — o quanto há de ficcional nas HQs que pretendem representar a realidade.

Em cada eixo temático (biografia, história, jornalismo), pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento fazem análises de que forma a realidade é expressa e refletida por meio da produção de quadrinhos; a visão plural sobre a questão surge no apanhado dos artigos que exigiram pesquisa, confronto de dados e conclusões que revelam o grau de fidelidade dos quadrinhos aos fatos.

O livro é um lançamento da Criativo Mercado Editorial e tem organização de Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Nobu Chinen.

Os autores são Aline Alvarenga Zouvi, Cláudio José Meneses de Oliveira, Ediliane de Oliveira Boff, Geisa Fernandes, Juscelino Neco, Luciano Thomé, Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Nobu Chinen, Octavio Aragão, Paulo Ramos, Túlio Vilela e Waldomiro Vergueiro.

enquadrando_real

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA