Escritor Martin Pasko morre aos 65 anos

Por Samir Naliato
Data: 15 maio, 2020

No último dia 10 de abril, domingo, faleceu o roteirista canadense Martin Pasko aos 65 anos de idade.

Ele nasceu em 4 de agosto de 1954 em Montreal, Quebec, no Canadá. Começou a carreira em 1972 e trabalhou em diversas editoras, principalmente na DC Comics, na qual escreveu histórias para Superman, Senhor Destino, Liga da Justiça, Mulher-Maravilha e Monstro do Pântano (na fase antes de Alan Moore assumiu o personagem).

Durante muito tempo escreveu histórias para o Homem de Aço, sendo que a primeira foi Private Life of Clark Kent – The Pizzeria Peril, em Superman # 277, de 1974. Era uma série de histórias temáticas que mostravam como era a vida particular de Clark Kent quando ele não estava salvando o mundo como Superman, e era publicada como tramas curtas em diversas edições do herói.

Assumiu como escritor principal da revista entre 1977 e 1979, e depois colaborou com a antologia Superman Family até 1982. Também é dele o roteiros dos quadrinhos baseados no filme Superman – O Retorno, lançados em 2006.

Pasko também trabalhou para a televisão em projetos como Batman – A série animada, pela qual chegou a ganhar o Daytime Emmy Award, um prêmio concedido pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Televisão de Nova York em reconhecimento à excelência na programação televisiva diurna norte-americana.

Escreveu ainda para programas como Cheers, Roseanne, Tartarugas Ninja e outros, além de ter colaborado com o longa-metragem animado Batman – A máscara do fantasma.

.

Martin Pasko

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Também roteirizou uma das melhores séries animadas dos anos 80, Thundarr, parceria com Steve Gerber, que também contou com a participação de Alex Toth e Jack Kirby nos concepts e storyboards e até de Roy Thomas e Gerry Conway nos roteiros.