Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Evento Anime Friends promete grandes atrações para os fãs de mangás e animês

8 maio 2003

Por Marcelo Naranjo, sobre o press release

Anime FriendsA animação japonesa conquistou o mundo. A cada ano, no Japão, centenas de novos títulos são somados a essa imensa indústria, que movimenta bilhões de ienes. O sucesso desse gênero de entretenimento é tão grande que extrapolou as fronteiras da Terra do Sol Nascente e invadiu o ocidente de forma avassaladora. No Brasil, o fenômeno desembarcou mais tarde, em 2000.

O Anime Friends é um evento fruto da consagração dessa cultura tão rica e cheia de adeptos, que será realizado nos dias 3, 4, 5 e 6 de julho, no Colégio Madre Cabrini (Rua Madre Cabrini, 36 - São Paulo/SP). A proposta é oferecer o máximo de diversão e entretenimento tanto ao público apreciador dos desenhos e quadrinhos japoneses, como para as pessoas que admiram a cultura nipônica como um todo.

CosplayEstão sendo preparadas diversas atividades que serão distribuídas nos quatro dias. Palestras de profissionais e editoras, workshops, shows musicais, brincadeiras, concurso de cosplay, exibições de vídeos e muitas outras atrações estãrão à espera dos visitantes.

Akira KushidaCom exclusividade no Brasil, diretamente do Japão, já confirmaram presença Akira Kushida, intérprete dos temas originais de Jiban, Jiraia, Sharivan, entre outros; e Hironobu Kageyama, cantor dos temas originais de Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, Changeman e de vários TV Shows famosos em nosso país. Eles já estão confirmados para um show em São Paulo.

Outro convidado é o ator Hiroshi Watari, bastante conhecido dos brasileiros que viveram a era dourada dos live-actions japoneses na TV. Ele foi Den Iga, o Sharivan, também viveu Kenji Sonny, versão civil do herói Spielvan (Jaspion 2) e participou de Jaspion, como o agente secreto Boomerman.

Hiroshi WatariFábio Yabu, criador dos Combo Rangers, publicados pela Panini Comics, também marcará presença.

Confira o que está programado:

Oscar da dublagem - Estarão reunidos cerca de 40 atores especializados em dublagem para uma grande festa, que premiará os melhores indicados em sete categorias.

Teatro Cosplay - Cosplay é o nome dado para os fãs que se fantasiam com personagens de animação e filmes japoneses. Os concursos de Cosplayers são comparados a um desfile de fantasias e, atualmente, é uma das atrações que mais atraem o público.

Anime Gol - As equipes de editoras, lojas, sites e demais entidades ligadas ao universo dos animes e mangás competirão entre si num divertido campeonato de futebol que acontecerá durante os quatro dias do evento. O time vencedor receberá um troféu e uma homenagem do público.

Maypi, a mascote do eventoPalestras - Alexandre Nagado promoverá um encontro do público com diversos profissionais que trabalham na área de desenho, jornalismo, artes cênicas (dublagem) etc. Eles participarão de um enriquecedor bate-papo com o público sobre a respectiva área em que atuam.

Já confirmadas as palestras O desenho como profissão, com Arthur Garcia; Tokusatsu - o mundo dos heróis japoneses, com Ricardo Cruz e uma palestra com as editoras Conrad, JBC, Panini e outras, debatendo a situação atual do mercado e como é o processo de lançar uma revista.

Workshops - Cursos rápidos sobre áreas de destaque no universo dos quadrinhos e desenhos japoneses. Já confirmados: Desenho dinâmico, com Alexandre Nagado; Roteiro para quadrinhos, com Rodrigo de Góes; Pintura no computador, com Dcchan; e Dublagem ao seu alcance, com o apoio técnico e artístico de profissionais da Parisi Vídeo.

Liza, mascote do Fanzine ExpoAnime-Dance - Ao som de músicas populares japonesas, o público poderá extravasar as energias dançando numa pista temática sobre o evento.

Campeonato oficial de games Pokémon - A febre pelo desenho animado Pokémon já está acabando, mas um outro, também muito forte, não para de crescer. São os campeonatos de game Pokémon. Neles, o participante podem treinar suas próprias criaturas e competir com os outros jogadores, com o objetivo de se tornar membro de uma elite formada só pelos maiores mestres brasileiros.

Campeonato regional de Card-Games - Desde a explosão do jogo Magic, os jogos de cartas que simulam uma batalha real viraram febre.

RPG - Um grande torneio de RPG que reunirá os maiores competidores e campeões num mesmo lugar.

Hironobu KageyamaExibições de Vídeo e Animações - Estão sendo convidados diversos grupos especializados que fazem pequenas amostras de vídeo por São Paulo e interior para exibirem desenhos, séries e filmes japoneses dentro do evento.

Feira de fanzines - Fanzinemon - A maior feira de fanzines jamais vista no Brasil, com exposição e venda de trabalhos de desenhistas amadores.

Games e Internet - A maior febre de games de combate e RPG interligados em rede, a famosa Lan House dentro de um espaço único de entretenimento e diversão virtual.

Festival de Comida Japonesa - Espaço reservado às Associações Provincianas do Japão (Kenjikai), que venderão comidas típicas de várias regiões do Japão.

Akira KushidaFestival Centro Cultural Japão - Espaço reservado para o desenvolvimento cultural e intercâmbio artístico da cultura oriental, com o intuito de aproximar os laços culturais entre o Brasil e o Japão, por meio de estandes e workshops.

O Festival Centro Cultural Japão, que tem como objetivo principal homenagear a laboriosa colônia japonesa aqui radicada, pelos 95 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e pela valiosa contribuição prestada ao desenvolvimento do nosso país, vai difundir a música, os costumes e os hábitos desta milenar cultura oriental.

Também será realizado um campeonato de Pump It Up durante os quatro dias do evento, com duas máquinas para dançar à vontade.

Os ingressos antecipados já estão sendo vendidos e custam, para cada, dia R$ 10,00 por pessoa. Estima-se que compareçam cerca de 12 mil pessoas durante os quatro dias.

Para outros detalhes sobre o evento, visite o site oficial do Anime Friends.

Também é possível entrar em contato através por e-mail ou pelo telefone 0XX-11-3275-3073.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA