Evento de lançamento de O Judoka no MIS, em São Paulo

Por Marcelo Naranjo
Data: 26 novembro, 2018

No dia 29 de novembro, a partir das 19h, o MIS – Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158, São Paulo/SP) recebe  o lançamento de O Judoka, por FHAF. O livro resgata toda a obra do desenhista e roteirista Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava seus trabalhos como FHAF.

Sua primeira história em quadrinhos foi publicada em maio de 1970 na revista O Judoka, publicação mensal da Editora Brasil-América – Ebal . Era a sétima aventura desse herói brasileiro, que revelou um excelente quadrinhista, desconhecido até então.

A história, intitulada A Caçada, escrita e desenhada por Floriano Hermeto, realizou mudanças relevantes no personagem, dando mais consistência ao roteiro, além de fazer uma releitura da estrutura visual de suas histórias, além de um traço arrojado e inovador.

Engenheiro Civil Sanitarista, Floriano Hermeto trabalhava na construção do Metrô carioca nessa época. Queria fazer quadrinhos no Brasil, mas um emprego que lhe dava segurança econômica falou mais alto. Assim, entre 1970 e 1972, produziu apenas cinco histórias e acabou por abandonar a carreira de quadrinhista. Mesmo assim, seu traço inconfundível entrou para a História dos quadrinhos no Brasil.

Antes da sessão de autógrafos haverá um bate-papo sobre a produção de quadrinhos no Brasil, com a presença de três veteranos quadrinistas: Floriano Hermeto, Luiz Saidenberg e Franco de Rosa. Estarão presentes também o jornalista Marcos Massolini e o publicitário Toni Rodrigues, ambos especialistas em quadrinhos, com mediação do jornalista Francisco Ucha, organizador do livro.

O Judoka faz uma homenagem ao quadrinhista Floriano Hermeto e conta um pouco de sua história, além de republicar as cinco aventuras que foram restauradas especialmente para esta edição. A obra conta também com um perfil e uma entrevista com Floriano e um panorama histórico para contextualizar a época.

Além disso, os leitores encontrarão histórias em quadrinhos inéditas que foram desenhadas por FHAF para a Ebal, e que jamais foram publicadas: são seis páginas com uma nova aventura do Judoka; duas páginas de Zorro (The Lone Ranger) e sete páginas com uma história sobre cangaço apresentando um novo personagem: Tempestade.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Stephan

    Podiam aproveitar e lançar em DVD o filme homônimo estrelado pelo Pedro Aguinaga e pela Elizângela!

    • Esse filme tá praticamente perdido, ano passado exibiram alguns trechos num festival da Cinemateca, pra lançar teria que resolver um monte de problemas, como ver de quem é o direito de distribuição, restaurar pra formato digital, etc…

  • Marcelo Garcia

    Onde compro e quanto está custando? Eu ainda devo ter comigo os exemplares do Judoka! Um grande abraço para o FHAF. Fui colega de sala de sua filha Lívia. Meu Pai José Garcia trabalhou com ele no Rio de Janeiro e ainda está vivo tambem! Alguem tem o contato dele? Abraços a todos.

    • No site da AVEC tem em pré-venda por R$ 79,90, mas parece que o preço vai ser R$84,90, esse preso tá no site da Comix. Ele tem perfil no Facebook, é só procurar.

  • Dyel Dimmestri

    Mais um excelente trabalho de resgate da história das HQs brasileiras!!
    Já vou garantir o meu exemplar!!!