Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Evento de lançamento de O Judoka no MIS, em São Paulo

26 novembro 2018

No dia 29 de novembro, a partir das 19h, o MIS – Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158, São Paulo/SP) recebe  o lançamento de O Judoka, por FHAF. O livro resgata toda a obra do desenhista e roteirista Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava seus trabalhos como FHAF.

Sua primeira história em quadrinhos foi publicada em maio de 1970 na revista O Judoka, publicação mensal da Editora Brasil-América – Ebal . Era a sétima aventura desse herói brasileiro, que revelou um excelente quadrinhista, desconhecido até então.

A história, intitulada A Caçada, escrita e desenhada por Floriano Hermeto, realizou mudanças relevantes no personagem, dando mais consistência ao roteiro, além de fazer uma releitura da estrutura visual de suas histórias, além de um traço arrojado e inovador.

Engenheiro Civil Sanitarista, Floriano Hermeto trabalhava na construção do Metrô carioca nessa época. Queria fazer quadrinhos no Brasil, mas um emprego que lhe dava segurança econômica falou mais alto. Assim, entre 1970 e 1972, produziu apenas cinco histórias e acabou por abandonar a carreira de quadrinhista. Mesmo assim, seu traço inconfundível entrou para a História dos quadrinhos no Brasil.

Antes da sessão de autógrafos haverá um bate-papo sobre a produção de quadrinhos no Brasil, com a presença de três veteranos quadrinistas: Floriano Hermeto, Luiz Saidenberg e Franco de Rosa. Estarão presentes também o jornalista Marcos Massolini e o publicitário Toni Rodrigues, ambos especialistas em quadrinhos, com mediação do jornalista Francisco Ucha, organizador do livro.

O Judoka faz uma homenagem ao quadrinhista Floriano Hermeto e conta um pouco de sua história, além de republicar as cinco aventuras que foram restauradas especialmente para esta edição. A obra conta também com um perfil e uma entrevista com Floriano e um panorama histórico para contextualizar a época.

Além disso, os leitores encontrarão histórias em quadrinhos inéditas que foram desenhadas por FHAF para a Ebal, e que jamais foram publicadas: são seis páginas com uma nova aventura do Judoka; duas páginas de Zorro (The Lone Ranger) e sete páginas com uma história sobre cangaço apresentando um novo personagem: Tempestade.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA