Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Evento em São Paulo terá dia dedicado ao Shõjo Mangá

21 setembro 2012

No próximo domingo, dia 23 de setembro, acontecerá em São Paulo/SP o Shoujo Day, um dia de atividades dedicado ao mangá shõjo, que marcará o início de um projeto de eventos culturais realizados em parceria entre a Associação Mie do Brasil e a Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações (ABRADEMI), com o apoio da Associação Brasileira de J-Fashion.

O Shoujo Day será realizado na Associação Mie do Brasil, localizada na Avenida Lins de Vasconcelos, 3352, próximo à estação Vila Mariana do metrô. O evento começará às 8h.

A partir das 9h, será ministrado um curso da professora Célia Yano, vencedora do primeiro concurso de mangá do Brasil, o ABRADEMI Contest 1996 - desde então, ela desenvolveu uma carreira como professora, desenhista e ilustradora especializada no estilo do mangá feminino.

A inscrição custa R$ 35,00 e poderá ser feita no local.

A partir das 14h30min, haverá também um encontro em comemoração aos 40 anos do surgimento de Lady Oscar - A Rosa de Versalhes (Berusaiyu no Bara). Trata-se de um dos mangás femininos mais importante, o único a ser elevado à categoria de literatura na cultura japonesa contemporânea, por ter alterado valores, comportamentos, a estética e a moda no Japão. Hoje considerado o mais influente romance japonês do século 20, a obra tornou-se um fenômeno internacional ao gerar uma legião de apreciadores no Ocidente, que atualmente se inspiram e copiam comportamentos e estéticas desenvolvidos no Japão.

Estão programados, ainda, palestra O Fenômeno Rosa de Versalhes - com Cristiane A. Sato (autora do livro Japop - O Poder da Cultura Pop Japonesa) -; exibição do raro animê Lady Oscar dublado em português; mostra temática A Estética do Rococó e do Mangá Feminino no Século 21; e apresentação da canção tema de Berusaiyu no Bara, com Camila Sakihara, jovem e premiada cantora karaokê taikai.

A entrada custa dez reais ou três quilos de alimentos não-perecíveis.

Shoujo DayShoujo Day

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA