Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Exposição com A Turma do Pererê, de Ziraldo, tem até capa inédita de revista

28 setembro 2016

A Turma do Pererê, criação de Ziraldo, é tema da exposição Pererê do Brasil, que ocupará a Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 – Lotes 3/4 – Edifício Anexo da Matriz), de 21 de setembro a 27 de novembro de 2016. O horário de visitação, que tem entrada gratuita, será de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, e o autor estará presente na abertura, dia 20 de setembro, às 19 horas.

A mostra foi inaugurada em Salvador, em 2015, e este ano seguiu para Recife, chegando agora a Brasília. Com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, explora o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens.

Uma linha do tempo contará toda a trajetória deste personagem em diversas mídias, como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.

Serão reproduzidas as 43 capas da revista Pererê, publicadas pela editora O Cruzeiro entre 1960 e 1964, e as dez capas de A Turma do Pererê, da Editora Abril, que saíram entre 1975 e 1976, restauradas e ampliadas. Em vitrines protegidas por vidros estarão as edições originais, além de pranchas com desenhos, também originais, livros, cartilhas e demais produtos e mídias das quais o Pererê e sua turma participaram.

Os personagens serão apresentados em tamanho ampliado; um painel terá um mosaico de fotos do autor, personalidades e amigos, ao longo dos anos; outro reproduz toda a turma para servir de cenário de fundo para fotos dos visitantes.

Além disso, serão exibidas em motion comics (quadrinhos animados) 17 histórias da Turma e o documentário Ziraldo. O público receberá o catálogo em formato de gibi, contendo 32 páginas com apresentação, ficha técnica da exposição, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros.

Curiosidade: está na exposição uma capa inédita da revista Pererê de maio de 1964, que não foi publicada. Isto porque, com o golpe militar, o título parou de circular em abril daquele ano. Tanto a arte original quanto a prova de prelo desta capa estarão na exposição – confira nas imagens abaixo.

ziraldo_foto

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA