Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Exposição e oficinas de HQ no Shopping Metrô Santa Cruz

17 fevereiro 2004

Diomedes, personagemd e Lourenço MutarelliMostrar como produzir uma história em quadrinhos e apresentar trabalhos de autores brasileiros. É isso que o público do Shopping Metrô Santa Cruz (Rua Domingos de Morais, 2564 - São Paulo/SP) poderá acompanhar, de 15 de fevereiro a 15 de março, quando ocorre a exposição sobre História em Quadrinhos.

Realizado em parceria com a ABRA - Academia Brasileira de Arte, o evento traz uma exposição de trabalhos originais do quadrinhista Lourenço Mutarelli, workshops sobre formatação e criação de personagens, com um concurso valendo bolsas de estudo, e shows do Grupo Tóim, que faz caricaturas ao vivo, como forma de divertir as pessoas.

Lourenço Mutarelli - Um dos mais conceituados e premiados artistas dos quadrinhos brasileiros, terá desenhos originais expostos no evento. Consagrado por seus quadrinhos de autor e criações únicas, Mutarelli tem lançado basicamente graphic novels policiais. Seus últimos trabalhos, que têm como personagem o detetive Diomedes, foram responsáveis pela entrada do artista no mercado europeu, principalmente em Portugal e na Espanha.

Com trabalhos de artistas do núcleo ABRA de quadrinhos, outra exposição demonstrará todo o processo de produção de uma história. Composta por diversas pranchas, com três desenhos cada, apresenta o passo a passo da confecção de uma revista. Desde o recebimento do roteiro, passando pelos primeiros esboços, o layout da página, os desenhos e até a arte final, colorização e inserção de letras.

Oficinas grátis - Ministradas por coordenadores da ABRA, as oficinas acontecem duas vezes por semana, durante o mês de duração do evento, e são divididas por temas como Proporção e Movimento, Criação de Personagens, Criação de Tiras e Caricaturas. Através de experiências práticas, os participantes poderão aprender as técnicas de desenvolvimento dos personagens e das histórias. A participação é gratuita.

Quem visitar a exposição terá, ainda, a oportunidade de concorrer a duas bolsas de estudos na ABRA, com duração de 18 meses, oferecidas em parceria com a Faber Castell e o Banco do Brasil. Os ganhadores das bolsas serão escolhidos por uma comissão de profissionais, entre os melhores trabalhos realizados durante todo o evento, bastando fazer um desenho no local da mostra. Serão duas categorias vencedoras: Desenho Artístico e História em Quadrinhos. A divulgação dos vencedores ocorre logo após o encerramento do evento.

E, com muita animação e bom humor, o Grupo Tóim é diversão garantida nos eventos em que participa. Fantasiados de médicos, os seis componentes da trupe são especialistas em fazer caricaturas das pessoas ao seu redor. E para isso levam apenas cerca de três minutos para cada desenho.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA