Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Exposição faz homenagem aos 150 anos da primeira HQ publicada no Brasil

30 janeiro 2019

Com o objetivo de resgatar e preservar a memória gráfica do País, a AQC – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura de Cubatão, realiza, de 30 de janeiro a 22 de fevereiro, a exposição 150 anos de Nhô Quim, no saguão do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/n, Centro, Cubatão/SP).

A mostra conta com 15 painéis de artes históricas da publicação ao longo do tempo, caricaturas de Bira Dantas, Flávio Mota, Álvaro Costa; com a organização de Fábio Tatsubô, Henrique Heo e Marcos Venceslau, com a curadoria do cartunista Franco de Rosa, em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional, que é comemorado em 30 de janeiro.

Em 30 de janeiro de 1869, há 150 anos, o cartunista Angelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira: As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte. Desde 1984, o dia ficou instituído e oficializado no calendário.

A HQ conta a história de um caipira que se muda para a cidade do Rio de Janeiro e fica chocado com a civilização meio rural, meio urbana, sendo de fato uma caricatura dos costumes daquela época.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA