Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Exposição nos Estados Unidos faz homenagem a artistas pioneiras

22 janeiro 2018

A exposição Drawn to Purpose – American Women Illustrators and Cartoonists, que está acontecendo na Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, faz uma homenagem a mulheres artistas que foram pioneiras e venceram a barreira do sexismo para atuar profissionalmente, com tiras, cartuns, animação, quadrinhos e ilustração.

O evento foi curado por Martha Kennedy e realizado em parceria com o Instituto Smithsonian Estão expostas 70 obras de 43 artistas diferentes, do Século 19 aos dias atuais.

Dentre as artistas estão: Alice Barber Stephens, ilustradora impressionista; Anne Harriet Fish, capista da Vanity Fair; Roz Chast, cartunista da New Yorker; a ilustradora Jessie Willcox Smith; Grace Drayton; Marjorie Henderson Buell, criadora da Luluzinha; Rose O’Neill, ilustradora da revista Puck; a quadrinhista Dale Messick – que se chamava Dalia Messick e adotou um pseudônimo para enfrentar menos dificuldades –, desenhista da tira Brenda Starr; Jackie Ormes, criadora da tira Torchy Brown in Dixie to Harlem; Barbara Brandon-Croft, a primeira mulher negra a criar uma tira – Where I’m Coming From – que foi distribuída nacionalmente nos Estados Unidos pelos syndicates; Lynda Barry, de One! Hundred! Demons!; e a premiada Alison Bechdel, de Fun Home, Dykes to Watch Out For e Are You My Mom?

Em 12 de maio, haverá um rodízio de todas as obras e uma nova leva de artistas será exibida. O evento seguirá aberto ao público até o dia 20 de outubro.

O livro Drawn to Purpose – American Women Illustrators and Cartoonists será publicado em março.

Drawn to Purpose

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA