Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

Exposição virtual mostra o protagonismo negro nas HQs

22 setembro 2017

O Projeto Black Lives Super Matter Collab tem este nome numa alusão ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português), que teve origem nos Estados Unidos, no combate à violência contra os negros.

A intenção é mostrar de forma artística o protagonismo negro nas HQs e ilustrações, além da importância da diversidade. Para tanto, foram escolhidos diversos personagens da cultura pop, incluindo quadrinhos, filmes e games. Os selecionados são de natureza heroica, vigilantes ou fazem parte de um cargo de alto escalão em suas respectivas histórias.

O projeto é realizado por voluntários, separados por organização e contribuição artística. A curadoria é formada por Wendrick Ribeiro e Ked Maria. Para contribuir com as artes foram convidados diversos autores brasileiros, além de dois de Cabo Verde.

A ideia é que o artista selecione um dos personagens de uma lista pré-determinada e faça sua reinterpretação dele.

As artes estão sendo postadas virtualmente em diversas páginas dos artistas no Facebook, desde o dia 18 de setembro. Confira outras informações, as artes e os participantes na página da exposição virtual. Também foi criada uma página no Tumblr.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA