Exposição virtual mostra o protagonismo negro nas HQs

Por Marcelo Naranjo
Data: 22 setembro, 2017

O Projeto Black Lives Super Matter Collab tem este nome numa alusão ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português), que teve origem nos Estados Unidos, no combate à violência contra os negros.

A intenção é mostrar de forma artística o protagonismo negro nas HQs e ilustrações, além da importância da diversidade. Para tanto, foram escolhidos diversos personagens da cultura pop, incluindo quadrinhos, filmes e games. Os selecionados são de natureza heroica, vigilantes ou fazem parte de um cargo de alto escalão em suas respectivas histórias.

O projeto é realizado por voluntários, separados por organização e contribuição artística. A curadoria é formada por Wendrick Ribeiro e Ked Maria. Para contribuir com as artes foram convidados diversos autores brasileiros, além de dois de Cabo Verde.

A ideia é que o artista selecione um dos personagens de uma lista pré-determinada e faça sua reinterpretação dele.

As artes estão sendo postadas virtualmente em diversas páginas dos artistas no Facebook, desde o dia 18 de setembro. Confira outras informações, as artes e os participantes na página da exposição virtual. Também foi criada uma página no Tumblr.

• Outros artigos escritos por

.

  • William Rios

    Que coisa linda!

  • Mauri Ribeiro

    Muito bom!

  • Marcos Henrique Apolinario

    Fantastico