Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Faleceu o desenhista argentino Manuel García Ferré

1 abril 2013

Manuel García Ferré, desenhista e diretor de filmes de animação, faleceu no último dia 28 de março, aos 83 anos, em Buenos Aires, na Argentina, durante uma cirurgia do coração.

Ferré nasceu no dia 8 de outubro de 1929, em Almería, na Espanha. Em 1947, aos 18 anos, migrou para a Argentina. Enquanto estudava arquitetura na Universidad de Buenos Aires, trabalhava para agências de publicidade.

Sua primeira publicação ocorreu em 1952, quando seu personagem Pi-Pío foi aceito pela revista Billiken, de Constancio Vigil. Pí-Pío vivia na Vila Leoncia, lugar no qual surgiriam outros de seus personagens famosos, como Oaky e Hijitus.

Hijitus foi adaptado para a TV em 1967, em Las Aventuras de Súper Hijitus. Essa foi a primeira série de animação argentina, exibida até 1974. O desenho tornou-se um dos mais bem sucedidos da América Latina.

Em 1964, ele criou e editou Anteojito, uma importante revista infantil, que na década de 1970 chegou a ter uma circulação de 300 mil exemplares. A última edição foi publicada em 2002.

Outros personagens famosos de García Ferré são Larguirucho, Petete e Calculín.

Seu último filme, Soledad y Larguirucho, estreou em 2012 e foi estrelado pela cantora Soledad Pastorutti.

No mesmo ano, o personagem Larguirucho se juntou a Mafalda, de Quino, e a Isidoro Cañones, de Dante Quinterno, no Paseo de la Historieta porteña, no bairro de San Telmo, em Buenos Aires.

Manuel García Ferré

Arte de Manuel García Ferré

Arte de Manuel García Ferré

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA