Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Faleceu o desenhista belga Philippe Delaby

29 janeiro 2014

Philippe DelabyO desenhista belga Philippe Delaby, de 53 anos, faleceu no último dia 28 de janeiro, vítima de um ataque cardíaco. A notícia foi divulgada pela editora Dargaud, via Twitter.

Delaby é conhecido por seu trabalho na premiada série Murena, ilustrando os álbuns escritos por Jean Dufaux, e por três volumes da série Complainte des landes perdues. Ele é considerado um dos responsáveis pela renovação das HQs de temática histórica na França.

Ele nasceu em Tournai, na Bélgica, no dia 21 de janeiro de 1961 e estudou na Escola de Belas Artes de Tournai, onde aprendeu o desenho técnico e a pintura a óleo. Deu sequência com estudos sobre técnica de impressão e tipografia. Sua carreira nos quadrinhos começou na revista Journal de Tintin, em 1987. Depois, ilustrou histórias curtas e didáticas sobre o rei Artur, com enredo de Yves Duval.

Em 1997, foi o vencedor do prêmio do festival de quadrinhos de Boulogne-sur-Mer e, em 2011, ganhou o Grand Prix Saint-Michel, pelo conjunto de sua obra, no Festival de Quadrinhos de Bruxelas.

Recentemente, ele divulgou em seu blog que havia finalizado a capa do último volume da série Complainte des landes perdues.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA