Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Faleceu o desenhista francês Siné

6 maio 2016

O desenhista francês Maurice Albert Sinet, mais conhecido pelo pseudônimo Siné, faleceu no último dia 5 de maio, em Paris, aos 87 anos de idade.

O óbito foi divulgado na página do Facebook da revista Siné Mensuel. Ele estava internado no hospital Bichat-Claude-Bernard e faleceu após uma cirurgia pulmonar.

Segundo o advogado da família Siné, Dominique Tricaud, mesmo bastante doente ele ainda ilustrou a capa da última edição de Siné Mensuel.

O artista nasceu em 31 de dezembro de 1928, em Paris, França. Ele era um participante tradicional da revista Charlie Hebdo, desde 1981, quando iniciou a seção Siné sème sa zone. Em 2008, foi acusado de anti-semitismo, mas mesmo se defendendo e refutando essa acusação, foi afastado da publicação pelo diretor do semanário na época, Philippe Val.

O episódio em questão foi um grande escândalo na França. A crônica causadora da polêmica era irônica. Ele sugeria que Jean Sarkozy - filho do então presidente francês Nicolas sarkozy -, de orientação católica, poderia se converter ao judaísmo após seu casamento com Jessica Sebaoun-Darty, a filha do fundador das lojas Darty. Sua motivação seria a ambição.

Na época, jornalistas e intelectuais se dividiram em duas facções, pró-Siné ou pró-Val. Siné foi absolvido pela corte criminal de Lyon, que considerou que ele estava exercendo seu direito à sátira. A Charlie Hebdo foi condenada a pagar por danos morais e financeiros.

Pouco tempo depois, ele fundou a revista semanária Siné Hebdo, que naufragou em abril de 2010. Em setembro de 2011, ele lançou o título Siné Mensuel, a despeito de suas dificuldades financeiras e de saúde.

.

Siné

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA