Faleceu Steve Dillon, coautor de Preacher e desenhista de outras HQs de sucesso

Por Marcelo Naranjo
Data: 24 outubro, 2016

Faleceu no último sábado, 22 de outubro, o desenhista britânico Steve Dillon, conhecido principalmente por seu trabalho no selo Vertigo. A causa da morte não foi divulgada.

Dillon, nascido em 1962, começou a trabalhar profissionalmente aos 16 anos, no título Hulk Weekly, da Marvel UK. Participou de revistas como 2000 AD, Warrior, Doctor Who Weekly, Deadline e chegou a desenhar um capítulo do cultuado Miracleman.

Trabalhou também em títulos importantes, como a minissérie Skreemer (publicada no Brasil pela Abril, em 1990, e pela Brainstore, em versão encadernada, em 2003), como arte-finalista, Homem-Animal, Wolverine, dentre vários outros.

Mas Dillon será lembrando principalmente por sua parceria de sucesso com o irlandês Garth Ennis nas séries do Justiceiro, Hellblazer e principalmente por Preacher – todas lançadas no Brasil pela Panini (Hellblazer e Preacher foram publicadas anteriormente, de forma incompleta, por outras editoras).

Em Justiceiro, ambos criaram tramas que mostravam o personagem chegando a um nível  extremo da violência, mas sempre por uma ótica baseada em muito, mas muito humor ácido, o que levava algumas situações quase ao nível do nonsense – tanto que o título foi lançado pelo selo Marvel Max, voltado para leitores maduros.

Em John Constantine – Hellblazer, foi desenhista de uma das fases mais elogiadas da série (que também teve a participação de outros artistas).

E, finalmente, em Preacher, mostrou como a dupla Ennis-Dillon era afinada, na história de um pastor que perde a fé, é possuído por uma entidade que não deveria existir, ganha poderes quase divinos e decide procurar Deus para dar a Ele uma lição. É impossível imaginar a arte da série nas mãos de outro autor, com sua violência gráfica, situações absurdas, um humor corrosivo e personagens extremamente marcantes.

O sucesso da série não passou despercebido e, recentemente, ganhou sua primeira temporada como seriado de TV, também com sucesso.

Steve Dillon faleceu aos 54 anos.

Steve Dillon

preacher_steve_dillon

• Outros artigos escritos por

.

  • Fernando Leal

    PQP!! Que notícia de m@$%a, descanse em paz seu bastardo maldito!!!

  • Jotape Ferreira

    Grande artista. Que Descanse em Paz.

  • Aids na seringa

    Foi o artista do Justiceiro que mais gostei. Um brinde em sua homenagem!

  • Daniel Matos

    Uma tristeza mesmo. Um dos artista que eu mais curto.

  • Marcus Vinícius

    Grande artista. Obrigado por Preacher. Descanse em paz!

  • Ivan Henriques da Silva

    Uma garrafa do nosso melhor uísque escocês ao eterno Dillon. que vai fazer muita falta! Descanse em paz

  • João Júnior

    Eu particularmente curtia muito o trabalho dele, todos ótimos trabalhos citados não seriam a mesma coisa sem sua participação.

  • luciano

    Um grande artista, descanse em paz … ou não

  • Parabéns Steve Dillon. Deixou sua marca. Descanse em paz!

  • Valdir Pedrosa

    Eu também gosto do trabalho de Steve Dillon, com seu traço inconfundível. Talvez tenha sido o melhor parceiro de Ennis nos quadrinhos. Valeu, Dillon, por tantas boas histórias do Justiceiro e, principalmente, por Preacher, umas das melhores séries que já li. RIP, Dillon!

  • Marcos Mendonça

    Que tristeza … De qualquer modo, Steve Dillon não desenhou Punisher Max …

  • Marco1964

    Darwyn Cooke, Steve Dillon…
    Que ano de merda!!!
    (E só pra constar: a segunda série de PUNISHER MAX foi escrita pelo Jason Aaron e desenhada pelo… Steve Dillon!)

  • Henrique Brum

    como leio mais marvel tive mais contato com trabalho dele em Justiceiro…nas edições Premium da Abril…foi o arco usado pro filme…tirando um pouco do nonsense citado, rs..o mais triste da noticia é a idade dele…54 é muuuito pouco..mesma idade do Cooke. Al Rio e Wieringo eram ainda mais novos…desenhistas tem que se cuidar mais…20 horas por dia numa prancheta a base de café não pode não =[