Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Faleceu Steve Dillon, coautor de Preacher e desenhista de outras HQs de sucesso

24 outubro 2016

Faleceu no último sábado, 22 de outubro, o desenhista britânico Steve Dillon, conhecido principalmente por seu trabalho no selo Vertigo. A causa da morte não foi divulgada.

Dillon, nascido em 1962, começou a trabalhar profissionalmente aos 16 anos, no título Hulk Weekly, da Marvel UK. Participou de revistas como 2000 AD, Warrior, Doctor Who Weekly, Deadline e chegou a desenhar um capítulo do cultuado Miracleman.

Trabalhou também em títulos importantes, como a minissérie Skreemer (publicada no Brasil pela Abril, em 1990, e pela Brainstore, em versão encadernada, em 2003), como arte-finalista, Homem-Animal, Wolverine, dentre vários outros.

Mas Dillon será lembrando principalmente por sua parceria de sucesso com o irlandês Garth Ennis nas séries do Justiceiro, Hellblazer e principalmente por Preacher – todas lançadas no Brasil pela Panini (Hellblazer e Preacher foram publicadas anteriormente, de forma incompleta, por outras editoras).

Em Justiceiro, ambos criaram tramas que mostravam o personagem chegando a um nível  extremo da violência, mas sempre por uma ótica baseada em muito, mas muito humor ácido, o que levava algumas situações quase ao nível do nonsense – tanto que o título foi lançado pelo selo Marvel Max, voltado para leitores maduros.

Em John Constantine – Hellblazer, foi desenhista de uma das fases mais elogiadas da série (que também teve a participação de outros artistas).

E, finalmente, em Preacher, mostrou como a dupla Ennis-Dillon era afinada, na história de um pastor que perde a fé, é possuído por uma entidade que não deveria existir, ganha poderes quase divinos e decide procurar Deus para dar a Ele uma lição. É impossível imaginar a arte da série nas mãos de outro autor, com sua violência gráfica, situações absurdas, um humor corrosivo e personagens extremamente marcantes.

O sucesso da série não passou despercebido e, recentemente, ganhou sua primeira temporada como seriado de TV, também com sucesso.

Steve Dillon faleceu aos 54 anos.

Steve Dillon

preacher_steve_dillon

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA