Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Faleceu o roteirista George Gladir

5 abril 2013

George GladirO roteirista George Gladir faleceu no último dia 3 de abril, aos 88 anos. Ele escreveu centenas de roteiros para a Archie Comics e foi o criador, junto com Dan DeCarlo, da série Sabrina, The Teenage Witch.

Gladir nasceu em 1925. Com 18 anos, já estava trabalhando como letrista no estúdio Eisner-Iger. Ele se formou na New York School of Visual Arts e se dedicou à produção de charges e cartuns para jornais e revistas.

Segundo o escritor Mark Evanier, Gladir combateu na Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, e foi prisioneiro de guerra.

É difícil precisar quando Gladir começou a colaborar com a Archie Comics - naquela época não era comum creditar desenhistas e escritores. Ele começou fazendo gags e cartuns e logo evoluiu para os roteiros - alguns deles realizados em 1944. Apesar disso, ele só se tornou uma constante na editora por volta de 1959.

O artista trabalhou para a maioria dos títulos da editora, incluindo Archie, Josie and the Pussycats, Archie's Pal Jughead, Reggie and Me, Betty and Me, Archie's Madhouse e Archie's Girls Betty and Veronica. Em outubro de 1962, criou para a revista Archie's Madhouse # 22 a bruxa adolescente Sabrina, personagem que foi a estrela de duas séries de desenhos animados (em 1970 e 1999), um filme e um seriado com a atriz Melissa Joan Hart, em 1996.

A Sony Pictures está produzindo um novo filme com a heroína, ainda sem data de estreia prevista.

Gladir também colaborou durante anos para a revista Cracked, a mais duradoura das cópias da revista MAD, em parceria com o desenhista John Severin.

Em 2007, ele recebeu o prêmio Bill Finger pela qualidade de seu trabalho como escritor de quadrinhos. Segundo a Archie Comics, uma de suas últimas histórias será publicada no próximo mês de junho.

Victor Gorelick, presidente e editor-chefe da Archie Comics, disse que foi uma honra trabalhar ao lado de George Gladir por 54 anos.

Histórias de George GladirHistórias de George Gladir
Histórias de George Gladir

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA