Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Fanzine completa 20 anos com antologia comemorativa

23 outubro 2003

20 anos de HiperespaçoHiperespaço, publicação alternativa e independente de ficção científica, fantasia e horror editada em São Bernardo do Campo/SP por Cesar Silva e José Carlos Neves, está completando em outubro 20 anos de publicação de seu primeiro número, sendo o mais antigo fanzine desses gêneros em publicação no Brasil.

Foram 52 edições periódicas, mais quatro edições especiais e nove edições de bolso, totalizando mais de 1500 páginas publicadas, centenas de colaboradores e o reconhecimento do fandom nacional e internacional que lhe fez valer um Prêmio Nova de melhor fanzine em 1988.

Entre seus colaboradores estrearam artistas que posteriormente se tornaram muito conhecidos, como o ilustrador Luiz Gustavo e o escritor Bráulio Tavares, mas ao longo de suas edições também recebeu o prestígio de nomes famosos como Mozart Couto, Watson Portela, Rodval Matias, Julio Shimamoto, Deodato Filho, Jorge Luis Calife e R. F. Luchetti, entre outros.

Vinte Anos no Hiperespaço (formato 14 x 21cm, 72 páginas, R$10,00) é o título da antologia que comemora essas duas décadas de publicações, com dez contos de autores expressivos da novíssima safra do fandom brasileiro. Carlos Orsi Martinho, Edgard Guimarães, Edmilson Corrêa, Gerson Lodi-Ribeiro, Fernando Moretti, Gian Danton, Miguel Carqueija, Octavio Aragão, Roberto de Sousa Causo e César Silva uniram-se em cooperativa através da Editora Virgo para apresentar suas visões fantásticas do passado, presente e futuro, num volume acessível e elegante.

A capa do livro presta uma homenagem bem-humorada ao personagem-símbolo dos
primeiros tempos de publicação, o pirata espacial Tripanossoma, criação em quadrinhos do cartunista Mario Mastrotti, que estava desaparecido de suas páginas há anos.

O livro também marca a transição do fanzine para um selo editorial através no qual serão albergados diversos projetos editoriais literários e de quadrinhos, artes que o Hiperespaço sempre deu destaque.

O lançamento da antologia Vinte Anos no Hiperespaço, com a presença dos
editores, autores e amigos, acontecerá no dia 26 de outubro das 14 às 16h, no espaço de eventos da Comix Book Shop (Alameda Jaú, 1998 - São Paulo/SP), com entrada franca.

Outras informações podem ser obtidas no telefone 0XX-11-4121-6028, ou no site do Hiperespaço.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA