Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Fim de uma era: Axel Alonso é o novo editor-chefe da Marvel

10 janeiro 2011

Axel Alonso

A Marvel Entertainment anunciou que Axel Alonso foi promovido e passa a ser o novo editor-chefe da divisão editorial (ou seja, da Marvel Comics). Ele assume o cargo que era de Joe Quesada.

Alonso entrou na Marvel Comics em 2000, como editor sênior. Durante esta década, ele supervisionou tanto a linha de revistas dos X-Men (e outros grupos mutantes) quanto as do Homem-Aranha. Em 2011, foi promovido para vice-presidente e editor executivo.

Joe Quesada atuou durante dez anos como editor-chefe da Marvel. Sua jornada editorial dentro da "Casa das Ideias" começou em 1998, quando ele assumiu o comando da linha Marvel Knights, que foi um dos favores decisivos para a recuperação da editora após a falência.

O sucesso da linha Marvel Knights levou Quesada ao cargo de editor-chefe, em 2000. Nos seus dez anos à frente da editora, ele criou os selos Max, de quadrinhos com temático mais madura; Icon, para publicação de histórias cujos diretos pertencem a seus criadores; e a linha Ultimate, que reformulou diversos personagens clássicos e cuja continuidade corre fora do Universo Marvel tradicional.

Também foi durante sua gestão que se estabeleceu uma breve política contra a ressurreição de personagens (que foi posteriormente abandonada) e a polêmica reviravolta (no arco One More Day) que anulou o casamento do Homem-Aranha com Mary Jane Watson.

Joe Quesada

Quesada também trouxe de volta a numeração antiga de revistas como Amazing Spider-Man, Daredevil, Fantastic Four, Captain America, entre outras. Esses títulos haviam sido reiniciados do número 1 na década de 1990, por Bob Harras, na tentativa de aumentar as vendas durante o período da falência.

Também são méritos de Quesada a revitalização dos encadernados da Marvel e o restabelecimento de relações com Alan Moore, que culminou na publicação de histórias de Marvel Man (anteriormente lançado nos Estados Unidos com o título Miracle Man).

Joe Quesada é o segundo editor-chefe com mais tempo no cargo, superando Roy Thomas, Archie Goodwin, Jim Shooter, Tom DeFalco e Bob Harras, e perdendo apenas para Stan Lee, que ficou no cargo entre 1945 e 1972.

Em 2011, Quesada foi promovido a Chief Creative Officer (algo como
Diretor Geral de Criação) da Marvel Entertainment, supervisionando
os departamentos de cinema, televisão, editorial e digital, mas manteve o
cargo de editor-chefe até o início de 2010.

Com a saída de Quesada, termina um importante era da Marvel Comics.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA